Cultura e ação climática são o tema de evento internacional no Palácio Gustavo Capanema

Um evento no Rio de Janeiro vai reunir representantes de governos, instituições culturais, organizações internacionais, artistas, pesquisadores e lideranças da sociedade civil. O objetivo é fortalecer o diálogo sobre cultura e ação climática.

Realizado pelo Ministério da Cultura, o 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, no Palácio Gustavo Capanema

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da abertura oficial, no dia 31, às 10h da manhã.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível no site do MinC.

Inspirado pelo chamado da COP 30, que será realizada em Belém, o seminário propõe integrar as dimensões culturais às políticas ambientais. 

A programação contará com sete painéis. O primeiro deles vai debater A Cultura como Pilar das Políticas de Ação Climática. No segundo, o tema é Da Mondiacult à COP 30: Um Esforço Coletivo Global para Colocar a Cultura no Centro da Ação Climática. O painel 3 vai debater Um Tempo de Monstros: Cultura, Arte e Imaginação Coletiva diante da Crise Planetária.
 
Os temas O Papel da Narrativa na Ação Climática; Financiando um Setor Cultural Sustentável e Resiliente; Territórios da Cultura e  Arte, Cultura e Participação: Ações para o Fortalecimento da Capacitação Climática serão abordados nos painéis 4, 5, 6 e 7

Além das mesas de debate, o encontro promoverá espaços de articulação e trocas entre os participantes.
 
O seminário integra o esforço internacional do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura, criado na COP 28 sob a liderança do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos. O objetivo é reforçar o papel da arte, do patrimônio e das indústrias criativas na construção de um futuro sustentável e inclusivo. 

Realizado em parceria com a Unesco e a Organização de Estados Ibero-americanos, o 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima do MinC dá continuidade às discussões iniciadas em Salvador, em 2024, durante o G20 da Cultura. 

Para fazer sua inscrição e mais informações, acesse o site do MinC.   
 

Related posts

Ministério da Cultura divulga o resultado provisório do Programa Rouanet Nordeste

São Paulo recebe os recursos do segundo ciclo da Política Aldir Blanc repassados pelo Ministério da Cultura

Ceará recebe os recursos do segundo ciclo da Política Aldir Blanc repassados pelo Ministério da Cultura