PREVISÃO DO TEMPO: Alerta de acumulados de chuva para estados do Nordeste nesta terça-feira (21)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  emitiu alerta de perigo de acumulado de chuva para áreas da Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Alagoas e Sergipe.

No Maranhão, o tempo segue encoberto com pancadas de chuva desde cedo em Imperatriz, Caxias e Codó. À tarde, as instabilidades se espalham por todo o estado.

No Piauí, o dia será marcado por muitas nuvens e chuva a qualquer hora, principalmente nas regiões Centro-Norte e Sudeste, municípios como Teresina, Picos e Floriano devem ser afetados.

No Ceará, o céu fica nublado desde o início da manhã, com chuvas isoladas em Sobral, Crateús e Tauá. À tarde, o tempo continua fechado e há risco de pancadas mais intensas na região da Ibiapaba e no litoral de Fortaleza.

Em Pernambuco, o sol aparece entre nuvens pela manhã, mas há previsão de pancadas de chuva no Agreste e na Zona da Mata. As precipitações devem ocorrer em cidades como Caruaru, Palmares e Petrolina.

Na Paraíba, o tempo deve permanecer parcialmente nublado, com chuva rápida em pontos do litoral e do Sertão. No Rio Grande do Norte, o tempo fica firme na maior parte do dia, com aumento de nebulosidade.

A Bahia está sob alerta de chuva forte, com volumes significativos em Feira de Santana, Itaberaba e Vitória da Conquista. À tarde, as precipitações se intensificam no litoral do estado, incluindo Salvador e Ilhéus.

Em Alagoas, o dia será marcado por tempo instável, com pancadas de chuva em Maceió, Penedo e Arapiraca, especialmente entre o fim da manhã e à tarde. Já em Sergipe, o tempo segue semelhante, com chuvas isoladas atingindo Aracaju, Estância e Lagarto ao longo do dia.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Salvador. Já a máxima deve atingir até 33°C, em Teresina e São Luís. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Related posts

Campina Grande (PB) e Aracaju (SE) recebem Jornada Nacional de Inovação da Indústria, nesta terça-feira (21)

Governo federal lança o programa Reforma Casa Brasil

Boi gordo hoje: confira as cotações para esta terça-feira (21)