A sexta-feira (09) e o sábado (10) foram de celebração para o Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena. Na noite de sexta, uma solenidade na Faculdade de Medicina de Barbacena celebrou os 50 anos do Hospital. Já na manhã de sábado, uma missa de ação de graças foi feita no Santuário de Nossa Senhora da Piedade em comemoração ao cinquentenário.
Emocionante, solenidade reverencia pioneiros
A cerimônia contou com um público de mais de uma centena de pessoas, além da presença de colaboradores da instituição, diretoria do CEBAMS, autoridades, representantes dos fundadores e do cardiologista Adahilton de Campos Bello, único fundador vivo.
No início da cerimônia, foi feito um minuto de silêncio em homenagem à senhora Baby Lima da Silva, 88 anos, que faleceu no último dia 02/06. Silva era viúva de um dos fundadores do Hospital Ibiapaba, o Dr. Maurício Silva. No início do Hospital, ela cuidava dos setores de Hotelaria e da Administração. Mais tarde, do final da década de 1970 até o fim da década de 1990, participou ativamente da administração da instituição, à época controlada pelo seu marido.
Após o minuto de silêncio, oito pessoas que trabalharam na instituição receberam uma homenagem pelos serviços prestados ao Hospital Ibiapaba. Essas pessoas foram funcionárias do Hospital desde os primórdios e suas colaborações foram reconhecidas com uma placa e um certificado alusivo ao cinquentenário. Os antigos funcionários e seus familiares se emocionaram com as homenagens.
Emoção também não faltou na homenagem aos fundadores. 11 dos 12 fundadores foram representados por familiares. A cerimônia foi um momento importante para o reencontro de vários desses familiares, que não se viam há anos. Branca Sette Pinheiro, filha do médico José Sette Pinheiro, veio de Belo Horizonte apenas para a cerimônia e, após receber a placa em nome de seu pai, fez questão de abraçar o médico Adahilton Bello. O reconhecimento também foi dado a três beneméritos, que tiveram grande participação na fundação do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A atual diretoria da instituição e do CEBAMS (Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social) também foi homenageada.
Um trabalho que deu certo e que avançará
Os discursos após as homenagens deixaram claro que o trabalho feito pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS ao longo de meio século deu certo e avançará ainda mais nos próximos anos.
Adahilton Bello disse que nenhuma emoção seria capaz de descrever o sentimento ao receber o reconhecimento da instituição que ajudou a fundar. “Poucos acreditaram que o Hospital Ibiapaba daria certo. E com garra e trabalho, fizemos um trabalho que permanece vivo até hoje”, completou. Visivelmente emocionado, Bello também enalteceu os outros fundadores da instituição.
Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, o urologista Paulo Gonçalves, fez uma viagem no tempo em seu discurso:
“Há 50 anos erguer um hospital era ousadia. E um grupo de médicos ousou”, ressaltou.
Gonçalves também citou o futuro próximo do Hospital Ibiapaba CEBAMS, elencando a construção de novos prédios, como o do CTI Cardiológico e o Centro Oncológico, e a criação de novos leitos. Ele aproveitou a fala para contar uma novidade: a parceria da instituição com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A parceria entre as duas instituições resultará, inicialmente, no curso de Residência em Clínica Médica. O Hospital já conta com a Residência Médica em Cardiologia, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pelo Ministério da Educação.
Encerrando a noite, o diretor geral do Hospital Ibiapaba CEBAMS, o gastroenterologista Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, disse que a solenidade foi um ato de agradecimento não apenas aos 12 fundadores (chamados por ele de “Doutores da Esperança e da Perseverança”), mas também a “homens e mulheres da comunidade barbacenense que também pugnaram para que este projeto chegasse a termo”, completou.
“Cumprimos uma inacreditável jornada de 18 mil dias e 18 mil noites de trabalho, pois desde aquele distante 30 de abril de 1967, jamais deixamos de amanhecer ou anoitecer sem acolher alguém, sem dar a alguém a chance de viver mais um dia, ou sofrer junto quando um derradeiro suspiro foi dado. Essa é nossa missão. É para isso que existimos e é por isso, que lutamos obstinadamente por nossa continuidade”, disse.
Memória gravada eternamente
Durante a solenidade, foi descerrado um Marco Comemorativo do Cinquentenário do Hospital Ibiapaba CEBAMS. O marco será instalado em local de destaque do edifício-sede da instituição e servirá eternamente como uma lembrança às futuras gerações dos 50 anos do Hospital, completados em 30 de abril.
Missa celebra jubileu de ouro do Hospital Ibiapaba CEBAMS
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Barbacena, recebeu na manhã do último dia 10 (sábado), uma missa de ação de graças em celebração aos 50 anos do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A celebração presidida pelo Padre Isauro Biazutti contou com mais de uma centena de fiéis, entre colaboradores da instituição, diretoria e a população da cidade, que foi à Igreja participar deste momento de fé.
Durante sua fala, Padre Isauro relembrou que o Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, participou da missa de inauguração do Hospital Ibiapaba, no dia 30 de abril de 1967. Dom Oscar foi Arcebispo da Arquidiciose de Mariana de 1960 a 1988. Ele também exaltou a importância do Hospital Ibiapaba CEBAMS para a comunidade.
“Muitas pessoas alcançaram a cura no Hospital Ibiapaba! Esses 50 anos devem ser celebrados com muita alegria”, completou.
Confira a lista de homenageados no dia 09:
Ex-funcionários:
Almerinda Maria Da Silva Santos
Célia Maria Rocha De Carvalho
José Maurício Da Silva
Maria Judith Lima Da Silva
Teresa Maria Do Nascimento
Terezinha Paulina Da Silva
Vilma Lúcia Rodrigues
José Nogueira (in memoriam)
Beneméritos:
Geraldo De Filippo;
Airton Muniz De Carvalho (in memoriam);
Urias Barbosa De Castro (in memoriam).
Fundadores:
Adahilton De Campos Bello;
Antônio Geraldo Rocha Filho (in memoriam);
Eloy Henrique Dutra Câmara (in memoriam);
Francisco Figueiredo Abranches (in memoriam);
Homero Goyatá (in memoriam);
Ibrahim Camilo Ede (in memoriam);
João Fonseca (in memoriam);
Gutemberg Fonseca (in memoriam);
José Sette Pinheiro (in memoriam);
Júlio Fagundes Vargas (in memoriam);
Marco Túlio Santos Salim (in memoriam);
Maurício José Da Silva (in memoriam).
Diretoria do CEBAMS:
Dr. Francisco Muniz Neto
Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira
Sra. Carla Andresa Rodrigues da Costa
Dra. Tânia Maria Gonçalves Quintão Santana
Dr. Paulo José Gonçalves de Souza
Dr. Antônio Carlos Russo
Dr. Marcílio Faraj
Dr. Renato Mauro de Paiva Oliveira
Dr. José Eugênio Dutra Câmara
Dr. José Geraldo Coutinho
Dr. Rafael de Castro Ferreira
Dr. Dayrell de Lima Andrade
Dr. Carlos Emílio Romanholo