Ocorrerá nesta quarta-feira, dia 28 de junho, às 10:00h, no auditório da Quarta Região Integrada de Segurança Pública – 4ª RISP, a solenidade de passagem de Comando do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros (3º COB), a cerimônia será presidida pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Cláudio Roberto de Souza.
Na ocasião o Coronel BM Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, recém transferido para reserva, passará o cargo de Comandante do 3º COB para o Coronel BM Erenito Alves Azeredo.
Instalado em Juiz de Fora em 20 de março de 2014, o Terceiro Comando Operacional atende toda a Zona da Mata e Campo das Vertentes, conta com um efetivo de 583 militares a disposição para o serviço, estando presente em 144 das 894 cidades do estado Mineiro.
O Terceiro Comando Operacional é responsável por 30% do contingente populacional do estado.
Tem a visão direcionada para as ações de Proteção e Defesa Civil e na gestão de riscos de desastres, com foco nas ações de prevenção e preparação da comunidade.
Para alicerçar esse feito a corporação tem investido no nivelamento de seu pessoal buscando uma atuação segura em ocorrências que envolvam de estruturas colapsadas, salvamento terrestre, atendimento pré hospitalar e prevenção de combate a incêndios, no intuito de promover diuturnamente os melhores profissionais para atendimento a população mineira.
O coronel Erenito Alves Azeredo, natural de Belo Horizonte tem 46 anos é casado e pai de três filhos.
Além da formação militar é graduada em Direito e pós graduado em Medidas Contra Incêndio e Pânico, em Gestão Estratégica e Políticas Públicas e em Logística e Mobilização Nacional.
Piloto comercial de aviação atuou como Adjunto na Seção de Logística, Chefe da Seção de Diretoria de apoio Logístico, Chefe do Centro de Suprimento e Manutenção e subdiretor de Apoio Logístico.
No posto de Coronel para ocupar o cargo de Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros.
possui as seguintes condecorações:
Medalha de Mérito Profissional; Medalha do Mérito Dom Pedro II, Medalha do Mérito Militar nos graus bronze prata e o troféu Alferes Tiradentes.