A Liga Barbacenense de Xadrez (LBX) abriu o calendário, em 2017, com 58 enxadristas da cidade e região, na tarde deste domingo (25), na sede social do Olympic Club.
Os competidores foram divididos em cinco categorias no evento, que tem organização e arbitragem de Romualdo Santarosa e Wagner Afonso da Silva, e apoio da Prefeitura.
A 1ª Etapa da LBX contou, além de vários atletas de escolas de Barbacena, como SESI, IF Sudeste MG – Campus Barbacena, EPCAR e Escola Adelaide Bias Fortes, com a participação de competidores de Barroso, Alfredo Vasconcelos, Santos Dumont, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto.
Entre os enxadristas, também um venezuelano, Edison, que reside em Santos Dumont.
A aluna da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, de Alfredo Vasconcelos, Thaís Rodrigues Bertolin, venceu na categoria 6º e 7º anos feminino.
No masculino, também 6º e 7º anos, os três primeiros foram João Pedro Miranda Salim, Gustavo Coimbra e Emanuel Scaflani.
O primeiro e o terceiro são alunos do SESI e o segundo do Angher.
Ainda foram disputadas as categorias de 8º e 9º anos.
No masculino, o vencedor foi Pedro Carvalho (Sesi), enquanto no feminino a vencedora foi Ruth Helena (Escola Estadual José Aleixo de Matos, de Santos Dumont).
No ensino médio, a disputa foi intensa e o vencedor, no naipe masculino, foi Matheus Defillipo (Epcar), enquanto Isabel Gonçalves (IF Sudeste MG – Campus Barbacena) ficou com o título no feminino. Com 19 inscritos, a categoria livre surpreendeu os organizadores.
Luiz Thiago, Bráulio Silva e Geraldo Rogério Pires foram os três primeiros.
A próxima etapa, já com data marcada e novamente com o apoio da Prefeitura de Barbacena, será no dia 19 de agosto (sábado).
Fonte:Subsecretaria de Comunicação PMB