A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Ubá, realizou nesta sexta-feira (30/06), o 1º Fórum Regional de Saúde Mental com foco em Álcool e Outras Drogas.
O evento, realizado na Na Câmara Municipal de Ubá, reuniu profissionais da área da saúde, desenvolvimento social, comarcas de justiça, educação entre outros, para discutir os avanços e desafios no cuidado a usuários de álcool e outras drogas nas Regiões de Saúde de Ubá e Muriaé.
Segundo Fabiana Érica de Souza, referência em saúde mental da regional e uma das organizadoras do evento, é importante avaliar e refletir as ações e políticas de saúde. “Que possamos neste momento de avaliação de nossas ações e políticas, fortalecer as parcerias e propiciar aos profissionais momentos que nos permitam refletir sobre nossas práticas rumo a ações humanizadas, compartilhadas”, ressalta.
No período da manhã participaram de uma mesa de debates, a representante do Ministério da Saúde, Leisenir Oliveira, o representante da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, Dr. Rodrigo Barros, o representante da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Eduardo Ornellas e a enfermeira Sônia Márcia Abreu, representante do CAPS ad III Ubá.
A mesa discutiu os impactos da implantação dos serviços CAPS AD II Muriaé e CAPS AD III Ubá nos últimos doze meses, bem como os desafios após esta implantação.
No período da tarde, a discussão foi conduzida pelo Professor Dr. Telmo Mota Ronzani, representante do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (CREPEIA/ UFJF). A proposta foi fazer um balanço entre a política de Guerra às Drogas e a Política de Redução de Danos.