O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza treinamento no auditório da instituição no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, até sexta-feira (7), de 20 médicos veterinários que atuam como assistentes técnicos nas 20 coordenadorias regionais do Instituto abrangendo todo o estado. Os objetivos são alinhar e padronizar informações dos diversos programas que combatem, controlam e erradicam doenças que podem acometer os rebanhos e atualizar o conhecimento sobre a legislação sanitária que rege a defesa animal tanto no âmbito do IMA como as Instruções Normativas publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias, destaca a importância do treinamento como oportunidade para a reciclagem e atualização dos conhecimentos que dão subsídio para a atuação destes servidores nas diversas regiões do estado.
“O grupo que participa do treinamento inclui os coordenadores dos programas de sanidade animal da sede do IMA e os veterinários, assistentes técnicos das coordenadorias, que multipicam a informação disponibilizada pela Gerência de Defesa Sanitária Animal para os 209 escritórios seccionais do IMA. Dessa forma, é importante a troca de informações e alinhamento entre estes dois elos representados pela coordenação na sede e no interior. Os médicos veterinários da sede precisam das informações do campo. Ao mesmo tempo, os servidores no interior precisam estar atualizados em relação às legislações e instruções do serviço veterinário oficial.
Pauline de Lima Espíndola, que trabalha no IMA na cidade de Oliveira, disse que cada região tem uma peculiaridade, de acordo com as respectivas demandas e características. “Gostei muito da palestra que abordou a vacinação contra a brucelose pelo falo de nossa região ter destaque na pecuária leiteira. A iniciativa da reunião entre os técnicos do interior e da sede é sempre construtiva”.