Conjunto de fotografias de Barbacena integra livro que homenageia a cidade

A Editora C/Arte, a convite do autor Doorgal Gustavo Borges de Andrada, idealizador da pesquisa e livro sobre o registro fotográfico e história da cidade de Barbacena, edita o livro Barbacena Ontem e Hoje. A obra apresenta um completo registro fotográfico, comparando imagens antigas com atuais, e traz texto inédito de apresentação do estudioso e atual Secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo Araujo Santos. O livro tem como colaboradores Idinando Borges e Jorge Arnaldo Nascimento, e registro atual dos fotógrafos, Cyro Soares, Paulo Lima, Wagner Rocha de Oliveira e Victor Valério. O lançamento acontece no dia 4, às 20h, no Clube dos Oficiais de Barbacena, Minas Gerais.

Consta na publicação uma completa cronologia histórica sobre a cidade, elementos que elegem o livro como uma das mais completas referências bibliográficas sobre Barbacena na atualidade. Informações sistematizadas para o conhecimento de todos os moradores do município, e fundamental material para a divulgação de Barbacena no cenário nacional.

“O livro Barbacena Ontem e Hoje faz um paralelo entre as imagens antigas da cidade com as tomadas fotográficas atuais. Os mesmos locais, antes e como ficou hoje. É também uma forma de homenagear aos fotógrafos profissionais, amadores e aos que anonimamente fizeram estes registros, do final do século XIX à primeira metade do século XX”, como registra em seu texto Doorgal Andrada.

No livro, o Secretário Angelo Oswaldo homenageia poeticamente Barbacena, como neste trecho: “Carlos Drummond de Andrade fixou, definitivamente, a imagem de um doloroso retrato na parede. O poema é sempre lembrado quando se veem fotografias antigas de uma cidade. No entanto, ao contrário do que por vezes se insinua, não há no verso uma rejeição à cidade fotografada, senão o mais profundo e apaixonado sentimento de saudade. É essa sensação de amor e nostalgia, de afeto e carência, que estremece o espectador das velhas fotos de Barbacena, reunidas em notável conjunto que abrange meio século, do primeiro ano da República até meados de Estado Novo instaurado em 1937”.

O livro em capa dura é composto por 224 páginas e foi editado em formato 24,5 x 23 cm., com fotografias em preto e branco e em cores, das principais referências arquitetônicas de Barbacena. A obra poderá ser adquirida no lançamento, e parte da renda será revertida e doada para a ‘Casa do Velho Amigo’.

Lançamento do livro dia 04 de agosto 2017  às 20 horas

Clube dos oficiais da EPCAR (Vila dos Oficiais)Barbacena MG

Related posts

MinC quer ouvir a sociedade civil sobre novo Plano Nacional de Cultura

ENTREVISTA: Ministra da Cultura fala sobre importância da CAIXA Cultural Salvador, que completa 25 anos

Editais do PNAB vão até o dia 22 de outubro