Conjunto de fotografias de Barbacena integra livro que homenageia a cidade

A Editora C/Arte, a convite do autor Doorgal Gustavo Borges de Andrada, idealizador da pesquisa e livro sobre o registro fotográfico e história da cidade de Barbacena, edita o livro Barbacena Ontem e Hoje. A obra apresenta um completo registro fotográfico, comparando imagens antigas com atuais, e traz texto inédito de apresentação do estudioso e atual Secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo Araujo Santos. O livro tem como colaboradores Idinando Borges e Jorge Arnaldo Nascimento, e registro atual dos fotógrafos, Cyro Soares, Paulo Lima, Wagner Rocha de Oliveira e Victor Valério. O lançamento acontece no dia 4, às 20h, no Clube dos Oficiais de Barbacena, Minas Gerais.

Consta na publicação uma completa cronologia histórica sobre a cidade, elementos que elegem o livro como uma das mais completas referências bibliográficas sobre Barbacena na atualidade. Informações sistematizadas para o conhecimento de todos os moradores do município, e fundamental material para a divulgação de Barbacena no cenário nacional.

“O livro Barbacena Ontem e Hoje faz um paralelo entre as imagens antigas da cidade com as tomadas fotográficas atuais. Os mesmos locais, antes e como ficou hoje. É também uma forma de homenagear aos fotógrafos profissionais, amadores e aos que anonimamente fizeram estes registros, do final do século XIX à primeira metade do século XX”, como registra em seu texto Doorgal Andrada.

No livro, o Secretário Angelo Oswaldo homenageia poeticamente Barbacena, como neste trecho: “Carlos Drummond de Andrade fixou, definitivamente, a imagem de um doloroso retrato na parede. O poema é sempre lembrado quando se veem fotografias antigas de uma cidade. No entanto, ao contrário do que por vezes se insinua, não há no verso uma rejeição à cidade fotografada, senão o mais profundo e apaixonado sentimento de saudade. É essa sensação de amor e nostalgia, de afeto e carência, que estremece o espectador das velhas fotos de Barbacena, reunidas em notável conjunto que abrange meio século, do primeiro ano da República até meados de Estado Novo instaurado em 1937”.

O livro em capa dura é composto por 224 páginas e foi editado em formato 24,5 x 23 cm., com fotografias em preto e branco e em cores, das principais referências arquitetônicas de Barbacena. A obra poderá ser adquirida no lançamento, e parte da renda será revertida e doada para a ‘Casa do Velho Amigo’.

Lançamento do livro dia 04 de agosto 2017  às 20 horas

Clube dos oficiais da EPCAR (Vila dos Oficiais)Barbacena MG

Related posts

Prefeitura de Barbacena Realiza Pesquisa Pública para Sugestões de Artistas para o Calendário de Shows

Rindo Feito Louco Apresenta Mais Um Show de Comédia em Barbacena

Ministros da Cultura de países integrantes do G20 se reúnem esta semana em Salvador (BA)