Vôlei mineiro celebra sucesso de competições viabilizadas pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Campeonatos mineiros sub-14 e sub-15 foram executados com recursos obtidos via mecanismo da SEESP.

A Federação Mineira de Voleibol (FMV) e a Fundação ArcelorMittal publicaram recentemente uma revista comemorativa pela realização dos campeonatos mineiros sub-14 e sub-15 de vôlei feminino em 2016. As competições, realizadas no último mês de novembro, foram executadas com recurso oriundos da isenção fiscal do Governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte captados junto à ArcelorMittal, que destinou quase R$ 200 mil para o projeto.

O material apresenta os detalhes das competições, que contaram com a participação de 12 equipes e cerca de 180 atletas cada. Participaram da categoria sub-14, vencida pelo NEEV/Sada/DPA, equipes de Araxá, Patrocínio, Varginha, Lavras, Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Santo Antônio do Amparo e Ipatinga.

Já a categoria sub-15 teve, além do Praia de Uberlândia, que foi campeão, representantes de Araxá, Cana Verde, Varginha, Lavras, Belo Horizonte, Contagem, Santo Antônio do Amparo e Ipatinga.

À publicação, o técnico da equipe de Cana Verde, Helbert, relata que para participar do Campeonato Mineiro a equipe chegou a vender rifas para levantar recursos que seriam usados no pagamento de taxas. “Com a boa notícia de que o projeto era incentivado, não precisaríamos pagar mais nada. Foi só alegria! Agradeço muito à Lei de Incentivo ao Esporte e à empresa incentivadora por nos dar a chance de disputar a competição”, comemora.

Já o diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, Leonardo Gloor, ressalta a importância de uma abrangência maior da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, reforçando a intenção da Secretaria de Estado de Esportes em aumentar a capilaridade da execução de iniciativas em um maior número de municípios. “Apesar dos avanços indiscutíveis como a celeridade de análise dos projetos na comparação com outras leis de incentivo e a utilização do sistema informatizado de inscrição, a Lei Minas Esportiva tem ainda grande potencial de fomento e crescimento”, afirma.

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Mecanismo da Secretaria de Estado de Esporte, o Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva pelo qual 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total, 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

 

Related posts

Confira aqui o calendário de jogos regionais

Confira aqui o calendário de jogos regionais

Caminhos da Reportagem revela desafios do futebol feminino