Projeto em “Prol da Família e da Vida” da Polícia Militar em Barbacena recebe prêmio internacional

O Projeto “Em Prol da Família e da Vida” da Polícia Militar em Barbacena foi premiado no concurso internacional promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O idealizador do Projeto, Coronel Jesus Milagres esteve pessoalmente na cidade de São Paulo, na última sexta-feira, 04 de agosto, para receber a premiação durante o seminário “Diálogos e Intercâmbio de Experiências em Segurança Cidadã”.
O Governarte – “Prêmio Eduardo Campos”, é um concurso internacional que tem como finalidade identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em governos subnacionais, como estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes, da região da América Latina e Caribe.
Seis iniciativas de governos municipais e estaduais do Brasil, Chile, Colômbia e México foram selecionadas vencedoras do concurso Governarte 2016 – Prêmio Eduardo Campos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A quarta edição do concurso, que premia as melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública a nível subnacional, contou, este ano, com três categorias: “Prevenção e combate à violência contra as mulheres”, “Liderança e participação cidadã da mulher” e “Segurança no trânsito em ação”. Um total de 137 iniciativas de diversos países da América Latina e do Caribe foram inscritas nesta edição.
Três painéis de especialistas independentes com reconhecimento internacional foram os responsáveis por avaliar e selecionar as iniciativas vencedoras em cada uma das categorias com base em critérios de resultado, sustentabilidade, replicabilidade, inclusão social e inovação
Saiba mais sobre o projeto
A iniciativa consiste em um procedimento padrão de proteção de mulheres vítimas de violência, de atenção permanente às suas famílias e o monitoramento de agressores.

Tal modelo de atendimento está organizado sob o protocolo de ação denominado “Cinco Respostas”, que articula o trabalho de distintas organizações públicas como a Polícia Militar,a Polícia Civil, o Ministério Público, o Poder Judicial, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Organizações da Sociedade Civil parceiras.

O projeto foi implementado na cidade de Barbacena em 2012.

Desde então, cerca de 690 famílias foram diretamente atendidas e mais de 3500 intervenções em ambientes familiares conflitivos foram realizadas.

A iniciativa foi estendida para outros 18 municípios de Minas Gerais, atingindo uma população de aproximadamente 260 mil habitantes.

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Related posts

Homem é preso por atear fogo em terreno baldio em Santa Rita do Ibitipoca

Homem é preso por tráfico de drogas em Barbacena

Bombeiros resgatam cão que foi atacado por abelhas