SEMANA DO PEIXE INCENTIVA O CONSUMO DO PESCADO EM TODO O PAÍS

Campanha começa nesta sexta (1º) com programação diversificada no estado.

A partir desta sexta-feira (1º) começa em todo o país a XIV Semana do Peixe com o tema “Saúde e Sabor”. A campanha nacional reúne a cadeia produtiva do setor e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais,  além das instituições que integram o programa Mais Gastronomia. O objetivo da Semana do Peixe, que vai até o dia 15 de setembro, é fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento.

A campanha incentiva ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras ações.

“Estamos felizes em participar pelo terceiro ano consecutivo da Semana do Peixe. Nesta edição, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda) ampliou sua atuação para fomento da cadeia produtiva do pescado com várias ações na capital e no interior de Minas Gerais. Essa mobilização do Governo de Minas Gerais, em parceria com diversas instituições envolvidas nessa cadeia produtiva, é importante para garantir mais acesso da população ao pescado e também gerar emprego e renda no setor, além de promover uma alimentação saudável e nutritiva para mineiros e mineiras”, disse o secretário, professor Neivaldo.

Minas Gerais ocupa o nono lugar na produção nacional aquícola, com volume aproximado de 26 mil toneladas de pescados por ano, sendo que a tilápia responde por mais de 90% do volume total. Além disso, o estado é referência nacional na criação de peixes ornamentais (que já são exportados até para o Japão) e acompanha a tendência nacional de crescimento da atividade aquícola. “A produção de tilápias foi a atividade agropecuária que mais cresceu em Minas com aumento de 38% enquanto a produção de carne bovina, por exemplo, registrou crescimento de 0,26% em 2015 na comparação com o ano anterior. Minas Gerais ainda tem um grande potencial de crescimento na atividade”, afirma o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão.

Extensão e Pesquisa

A Emater-MG desenvolve uma série de trabalhos com piscicultores do estado. As ações da empresa consistem em auxiliar na organização da cadeia produtiva, no manejo sustentável da atividade econômica e dos campos da produção. A empresa também presta assistência no acesso ao crédito e às demais políticas públicas e parcerias privadas que garantam o crescimento e desenvolvimento da atividade em Minas.

“O pescado é uma proteína importante para segurança alimentar e nutricional. A piscicultura é ainda uma atividade relevante na geração de renda para muitas famílias. Por isso, a Emater-MG incentiva a produção sustentável de peixes, orientando produtores e beneficiadores quanto ao manejo correto, oportunizando o acesso ao crédito e à comercialização, além do suporte para regularização ambiental e sanitária. Trabalho que também reflete na qualidade do alimento que chega à mesa dos consumidores”, destaca o presidente da Emater-MG, Glenio Martins de Lima Mariano.

As pesquisas em piscicultura realizadas pela Epamig incluem a avaliação zootécnica de espécies nativas de importantes bacias de Minas Gerais; seleção e melhoramento de espécies; e diagnósticos sobre os principais polos de produção. Também são avaliados os impactos ambientais e econômicos causados pelos diferentes sistemas de produção, especialmente de tilápia do Nilo, a principal espécie cultivada no estado. A Unidade de Pesquisa de Piscicultura em fluxo contínuo de água, em Felixlândia (Centro-Oeste do Estado), está em fase final de implantação e o Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Leopoldina (Zona da Mata Mineira) foi inaugurado em abril.

A Campanha nas escolas

A conscientização do público infanto-juvenil é parte fundamental nesse processo e integram as atividades da XIV Semana do Peixe no estado. Segundo o diretor-geral, Marcílio Magalhães, técnicos do IMA vão visitar cerca de 86 escolas da rede municipal, estadual e particular em todo estado, que integram o Projeto Sanitaristas Mirins. “Mais de três mil alunos e professores receberão palestras sobre aquacultura e os benefícios do consumo da carne de peixe, além de temas relacionados à educação sanitária”, explica.

Durante os quinze dias de vigência da campanha, estão sendo programadas, em todo estado, várias ações de incentivo ao consumo de pescado: aulas gourmets abertas ao público com a preparação e degustação de pratos à base de pescados, a exposição de peixes ornamentais, comercialização de pescados na rede varejista, bares e restaurantes com preços promocionais.

Sobre o Programa Mais Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais. O Programa Mais Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Related posts

Valores dos combustíveis serão reduzidos a partir de hoje (31)

Forte tempestade no Norte de Minas dobra estátua de Cristo e causa prejuízos em duas cidades

Timóteo terá Segundo Encontro LGBT em novembro