13ªCia PM Ind MAT participa de ação Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

A Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) reconhece o suicídio e as tentativas de suicídio como uma prioridade na agenda global de saúde e incentiva os países a desenvolverem e reforçarem suas estratégias de prevenção com uma abordagem multisetorial, quebrando os estigmas e tabus que existem sobre o assunto.

A cada ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tentam suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias,comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.

O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2012.

No Brasil, a campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV),Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Diversos órgãos e entidades públicas engajaram-se em divulgar as formas de prevenção do suicídio.

Semelhantemente, na Polícia Militar, durante todo o mês, várias ações serão realizadas em prol da valorização pela vida, sendo que na área da 13ª RPM as atividades serão coordenadas pelos Núcleos de Atenção Integral à Saúde (NAIS) dos Batalhões, através de atividades, voltadas para os militares, funcionários civis e familiares, através
também de parcerias com outras Instituições.

Neste sentido foram montados estandes educativos da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

O objetivo foi o acolhimento da comunidade e interação com o público presente.

Com uma palavra amiga, um a explicação sobre as nossas atividades, podemos ouvir os anseios da população e conversar com as pessoas que visitaram os estandes.

Durante todo o mês de setembro o foco será “A melhor solução é falar”.

Aconselhe amigos e pessoas com comportamentos potencialmente suicidas a um bom papo, uma conversa, e que procure os órgãos de saúde e também a Polícia Militar.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 13ªCia PM Ind MAT

Related posts

Foragidos da Justiça presos em Barbacena e Ibertioga

Moto roubada em Alfredo Vasconcelos é encontrada na BR-265

Foragido da justiça preso em São João del-Rei