No mês de setembro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a segunda edição da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”.
A campanha foi desenvolvida pela PCMG em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, e seus parceiros, sendo: a Escola Preparatória de Cadetes do Ar; a Polícia Militar;a Guarda Municipal de Barbacena; a Superintendência Regional de Ensino; o IF SUDESTE; a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura; a Rede Particular de Ensino; as instituições religiosas; a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural; a CIA de Meio Ambiente e Trânsito; o Corpo de Bombeiros Militar; a Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana – SUTRAN; o empresariado local; a imprensa da região e grande parte da sociedade.
Todos se empenharam e, ao longo do mês de setembro, desenvolveram eventos culturais,caminhada, ação social, motociata, concurso de redação e palestras, com objetivo de criar em todos um olhar atento para diagnosticar as pessoas com depressão ou outros distúrbios psiquiátricos e encaminhá-los a tratamento médico.
O projeto, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa reduzir as taxas de suicídio consumados e tentados, através da conscientização.
Segundo a própria OMS 90% dos casos são tratáveis. “É preciso falar sobre suicídio e por fim aos preconceitos e tabus que existem sobre o tema.
A Polícia Civil desenvolve a campanha na região, com cunho preventivo,ou seja, contribuindo para a redução das taxas de suicídios consumados, salvando vidas e possibilitando aos policiais civis dedicarem-se à investigação criminal de crimes de maior potencial ofensivo.”, ressaltou o Chefe do 13o Departamento, Delegado Geral, Carlos Capristrano.
Assessoria de Comunicação PCMG