RECEITA FEDERAL PARTICIPA DA OPERAÇÃO ÁGATA PANTANAL

A Operação contribui para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, tais como o tráfico de pessoas, drogas, armas e munições e crimes ambientais.

No período de 25 à 29 de setembro, na região compreendida entre os municípios de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Receita Federal participou em conjunto com o Comando do 6° Distrito Naval, a 18° Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército Brasileiro e a Polícia Federal, da Operação ÁGATA PANTANAL.

A Operação ÁGATA, coordenada pelo Ministério da Defesa, consiste em uma Operação Conjunta das Forças Armadas em apoio aos Órgãos Federais e Estaduais que visa intensificar a presença do Estado nas regiões da faixa de fronteira, contribuir para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, tais como o tráfico de pessoas, drogas, armas e munições e crimes ambientais.

Os agentes da Receita Federal realizaram ações de fiscalização e repressão durante a Operação, embarcados no Navio Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, e, por terra, em conjunto com a Força Terrestre do Exército.

Durante a Operação foram realizadas ações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias fluviais; revista de veículos e embarcações e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

Como resultados da Operação ÁGATA PANTANAL destacam-se a retenção de 2,3 milhões de litros de óleo diesel e 2,3 milhões de litros de cevada, vindos do Paraguai em um “empurrador”; das apreensões de 3.200 pacotes de cigarro; de 2.600 litros de óleo diesel e gasolina; de 500 gramas de cocaína líquida; e da prisão em flagrante de um paraguaio pelo crime de ingresso clandestino de estrangeiros, que culminou com a deportação de seis chineses que estavam tentando adentrar em território nacional de forma ilegal.

No contexto das ações cívico-sociais, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” realizou ações assistenciais na cidade de Ladário até a região de Porto Esperança, onde foram realizados atendimentos médicos e odontológicos, além da distribuição de medicamentos e de materiais apreendidos pela Receita Federal.

O Comando do 6° Distrito Naval destacou que os êxitos alcançados pela Operação ÁGATA PANTANAL ocorrem “devido a plena ação integrada e comprometida proveniente da união de esforços empregados pelas Forças Armadas, pela Receita Federal e Polícia Federal no combate os delitos transfronteiriços”.

Related posts

Tentativa de furto em escola de Santos Dumont termina em prisão em flagrante

Homem agride mulher após tentar roubar idoso no Bairro Pontilhão em Barbacena

Ocorrências de destaque em Santa Cruz de Minas, Andrelândia e Prados