Pioneira no país, residência médica em Toxicologia abrirá inscrições a partir do dia 28/10

Inaugurada em 2014, a residência médica em Toxicologia do Hospital João XXIII – primeira e única no país até o momento – está com inscrições abertas a partir do dia 28 de outubro. A residência tem duração de um ano e oferece ao médico residente treinamento na área de urgência e emergência, especialmente no atendimento a vitimas de acidentes com animais peçonhentos e intoxicações agudas. Mais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP): http://ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=52

Referência

A Unidade de Toxicologia do Hospital João XXIII (HJXXIII) é considerada um dos maiores centros de referência do país. O serviço atende cerca de 14.000 casos de intoxicação por ano, sendo referência para casos graves em todo o estado de Minas Gerais. Além do atendimento presencial e por telefone, o serviço oferece cerca de 70 vagas por trimestre para estágio a alunos das faculdades de medicina da UFMG, UFOP e FUNJOB e realiza pesquisas e publicações regulares na área de Toxicologia.

A Toxicologia Médica recentemente foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como área de atuação de algumas especialidades médicas. Aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica, o programa é oferecido a médicos que já tenham o título de especialista nas áreas de pediatria, clínica médica, pneumologia e terapia intensiva.

De acordo com o coordenador do Serviço de Toxicologia do HJXXIII, Adebal de Andrade Filho, a residência em Toxicologia possui, entre outros objetivos, o de disseminar conhecimento toxicológico entre a comunidade médica. “A divulgação de protocolos de atendimento a situações frequentes como escorpionismo, ofidismo, intoxicações por pesticidas, medicamentos, entre outras, permite que pacientes possam ser atendidos no próprio local de ocorrência do acidente, evitando assim longos deslocamentos para atendimento e, consequentemente, ganhando tempo na administração de soros e antídotos, o que melhora em muito o prognóstico desses casos”, conclui.

Related posts

Valores dos combustíveis serão reduzidos a partir de hoje (31)

Forte tempestade no Norte de Minas dobra estátua de Cristo e causa prejuízos em duas cidades

Timóteo terá Segundo Encontro LGBT em novembro