Escola e hospitais, dentre outras instituições, já estão recebendo alimentos livres de agrotóxicos. O Governo de Minas Gerais alcançou a meta de 30% de compras diretamente agricultura familiar. O percentual foi definido pela Lei Estadual 20.608 regulamentada pelo governador Fernando Pimentel no início do atual mandato. Desde 2015, o Governo de Minas Gerais adota a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar).
Como uma alternativa saudável e sustentável, a compra de produtos da agricultura familiar promove benefícios de forma bilateral. “De um lado, adquirimos itens de qualidade e incentivamos o consumo de alimentos saudáveis. Na outra ponta, os agricultores aumentam a produção, já que possuem garantia de venda. Isso gera mais empregos e desenvolvimento econômico no interior do Estado”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, que também preside a Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Caisans-MG)
Segundo a secretária executiva da Caisans, Renata Seidel, “as compras institucionais já beneficiam diversas instituições, como escolas e hospitais, que recebem alimentos fresco, livres de agrotóxicos para uma alimentação saudável”.
Simpósio
No dia 20 de outubro, Minas Gerais sediou o Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com a participação de técnicos responsáveis pelas compras institucionais de órgãos federais. Durante o evento, o modelo mineiro foi apresentado aos representantes dos demais estados para que possam aderir ao programa.