CANDIDATOS INSCRITOS NO ENCCEJA JÁ PODEM CONSULTAR LOCAL DE PROVA

Provas de certificação para os ensinos fundamental e médio serão realizadas no dia 19/11.

Os candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 já podem acessar o cartão do participante. Disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento informa o número de inscrição, a data, hora e local das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro.

O Encceja Nacional 2017, direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir estudos em idade regular, será aplicado para 1.573.862 pessoas inscritas. Dessas, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados. A participação é permitida para pessoas com, no mínimo, 15 anos de idade, para quem busca a certificação do ensino fundamental; e 18 anos para quem quer concluir ensino médio.

Minas Gerais registrou um total de 152.733 inscritos. Para a obtenção de certificado de ensino médio foram 123.626 inscritos e para o ensino fundamental, 29.107. No Estado, 74 municípios irão aplicar o exame.

As provas estão marcadas para um domingo, dia 19 de novembro, em dois turnos de aplicação. No matutino, com início às 9h e encerramento às 13h, serão aplicadas as provas de Ciências Naturais, História e Geografia, para ensino fundamental; Ciências da natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, para ensino médio. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45.

Já no turno vespertino, as provas começam às 15h30 e vão até as 20h30, com abertura dos portões marcada para às 14h e fechamento às 15h15. Os exames desse turno são de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática e Redação, para candidatos do ensino fundamental. Candidatos do ensino médio, ainda no turno vespertino, farão provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Pontuação

Tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha. A avaliação obedece a requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor, para ensino fundamental e ensino médio, e é estruturada a partir de uma matriz de competências e habilidades.

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, para candidatos do ensino fundamental; e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, para ensino médio, é preciso obter também a proficiência em Redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

O Encceja para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL) será aplicado nos dias 21 e 22 de novembro.

Para consultar o local de prova, acesse a página do participante.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Related posts

Campanha Julho Cultura Viva: prazo de inscrição termina neste sábado

Caprichoso e Garantido apresentam segredos e triunfos da Amazônia

Cinema de animação é destaque em festival de Ouro Preto