Competições nacionais acontecem simultaneamente em Brasília e São Paulo, entre os dias 16 e 25 de novembro.
Após conquistar 16 medalhas no módulo I dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que aconteceu em Curitiba (PR), a delegação mineira que disputará o módulo II – para atletas de 15 a 17 anos – da etapa nacional está em reta final de preparação. Representado pelos campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), o Time MG será composto por 164 alunos-atletas, de 69 escolas e 33 cidades diferentes.
Organizado e realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o JEJ acontece em Brasília (DF), entre os dias 16 e 25 de novembro, definirá os campeões de 14 modalidades nos naipes masculino e feminino: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Vale lembrar que o JEJ é considerado um dos maiores eventos estudantis esportivo do mundo e apenas neste ano teve a participação mais de dois milhões de alunos-atletas, de aproximadamente 4 mil municípios diferentes, considerando todas as fases seletivas (Municipais, Microrregionais, Regionais e Estaduais). Além disso, apenas na primeira etapa 3.983 alunos-atletas de 1.401 escolas de 475 cidades brasileiras participaram do evento. Para o módulo II a expectativa é que esse número seja superado já que haverá uma modalidade a mais em disputa.
ogos Escolares da Juventude
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Prova disso, é que da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Rio, em 2016, dos 465 atletas do Time Brasil, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
Paralimpíadas Escolares
Simultaneamente a disputa do JEJ, entre os dias 21 e 24, também acontece as Paralimpíada Escolar, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Neste ano, a competição terá a disputa de dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.
Para a competição deste ano, a expectativa é que mais de 1.200 atletas de 12 a 17 anos disputem a competição. Para a competição, Minas Gerais irá com uma delegação composta por 39 técnicos e 63 atletas.
Esperança de medalhas, os paratletas do tênis de mesa Wagner Nunes e Taina Damasceno representarão Minas Gerais pela última vez, já que no próximo ano completarão 18 anos. Por isso, os atletas que treinam e competem pela cidade de Patrocínio, localizada no Território Triângulo Norte, querem encerrar este ciclo com chave e ouro.