Entre os dias 20 e 24 de novembro a Escola Estadual “Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada” realizou várias atividades que levaram nossos alunos a refletir os eixos como:
Diversidade, Direitos humanos e Inclusão, Valorização das Diferenças Culturais, entre outros.
As ações fazem parte da “Semana de Educação para a Vida”, que foi instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.
Para fechar o ciclo das atividades, a Escola promoveu a II FEIRA DE CIÊNCIAS E PRODUTOS DO CAMPO.
Com o intuito de valorizar o homem do campo e o espaço em que vive, FECIPROC propiciou à comunidade de Correia de Almeida no dia 26 de novembro de 2017, um grande momento de conhecimento e partilha de experiências.
Com o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre o trabalho e a cultura agrícola, visando informar e formar conceitos de sustentabilidade, valorizando o trabalho do homem do campo e sua importância para sociedade.
Os temas abordados, por alunos do Ensino Fundamental II e Médio, levou todos os visitantes a refletirem sobre como estamos cuidando da terra, nossa casa comum, e principalmente, da nossa alimentação e, consequentemente, da nossa saúde.
A II FECIPROC trouxe como destaque as consequências, negativas e positivas, que pequenas atitudes do nosso dia a dia podem causar ao meio ambiente. É possível usarmos o solo, a água e tudo o que a natureza nos oferece sem que para isto degredemos a terra, poluamos rios e mares causemos a destruição de vidas.
Retratou, ainda, como a falta de hábitos saudáveis pode ser prejudicial à saúde humana. Como uma alimentação controlada, com a prática de atividades físicas e colocando o lazer como parte de sua rotina, é possível viver regozijante de saúde e alegria.
A professora e moradora da comunidade, Rosângela Dias G. da S. Sabino relatou “A feira está sendo um instrumento de grande valor na vida de nossos jovens e da nossa comunidade.
Maravilhoso trabalho! ”O Cabo Eli Carlos Ferreira morador da comunidade reafirmou “Dessa forma, cabe, aqui, destacar o relevante trabalho que a supramencionada Escola vem desenvolvendo em nossas Comunidades, sobretudo quando atividades desse porte, como a FECIPROC, que trazem a Comunidade para dentro da Escola, destacando não apenas o trabalhador rural, mas, antes de tudo, o Pai, Mãe, a Agricultura Familiar o que só agrega valores às nossas famílias.”
“Evento escolar de suma importância para o ensino aprendizagem, que propicia uma maior interação social da família, escola e sociedade” afirmou a professora e avaliadora Nádia Loyolla Aguilar.
Na abertura houve a execução do Hino Nacional e logo após, apresentação musical da Família Silva Galdino com canções em homenagem ao produtor rural.
Destaque para as presenças:Deputado Estadual Cristiano Silveira, que parabenizou a escola pela bela iniciativa;
Superintendente Regional de Ensino, Maria Thereza Antunes Fortes de Menezes Fróis que visitou cada estande e elogiou o trabalho de cada equipe; Várias autoridades que vieram prestigiar os trabalhos dos nossos alunos, e o Pe.
Alvim, Pároco da comunidade.
Também fez parte desse grande evento os alunos de enfermagem do Colégio Conexão, o NASF, SAS, CONSEP de Correia de Almeida, a Polícia Ambiental e Polícia Militar.
Após o fechamento dos estandes, houve a procissão dos tratores até a matriz de São Sebastião e receberam uma bênção.
O encerramento foi enriquecido com uma linda Celebração de ação de Graças pela escola e por todos os produtores rurais da região; que durante o ofertório levaram até o altar produtos para serem doados.
O sentimento que predomina é de gratidão a Deus por proporcionar um belo momento de união entre a escola, pais e toda comunidade.