Na carreta, forças de segurança integradas fazem vigília de pessoas com tornozeleiras em circulação no hipercentro, registram ocorrências e monitoram câmeras do Olho Vivo.
As forças de segurança contam com a ajuda e o reforço do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) para prevenção e repressão da criminalidade neste fim de ano em Belo Horizonte. A presença da carreta, com superestrutura de segurança – como câmeras com alcance de até 10 quilômetros – e espaço para trabalho integrado da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Administração Prisional (Seap) e Guarda Municipal da capital, reforça as ações que acontecem durante o mês de dezembro, quando o hipercentro recebe um fluxo maior de transeuntes em virtude das compras de fim de ano.
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Sesp, Leonardo Caputo, no interior do CICC Móvel será possível fazer o monitoramento de pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas e que estão circulando no hipercentro; auxiliar na condução de menores infratores pelo sistema socioeducativo; realizar o monitoramento das vias por meio das câmeras do Olho Vivo; fazer o registro de ocorrências; além da utilização de diferentes sistemas de segurança necessários às instituições.
Neste dezembro, o CICC Móvel já deu apoio nas comemorações do aniversário de Belo Horizonte, Operação Alerta Vermelho dos Bombeiros e, agora, reforça as estratégias durante a Operação Natalina da Polícia Militar. “A operação natalina no centro da cidade e a presença do CICC móvel buscam oferecer uma maior tranquilidade à população durante o período de compras nas áreas comerciais. No CICC móvel conseguimos fazer o registro de ocorrências e auxiliar a população em questões afetas à segurança. Além disso, acredito que a presença da carreta e de mais policiais circulando nas ruas aumentam a sensação de segurança da população”, ressaltou Caputo.
CICC
Móvel O CICC Móvel funciona como um potencializado captador de imagens direcionadas e com qualidade. O veículo tem seis câmeras acopladas – duas delas em grandes hastes que permitem o monitoramento de um raio de até 10 km. A transmissão da captação é em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), onde representantes de instituições e das forças de segurança avaliam as imagens e tomam decisões de forma integrada.