O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, anunciou que a segunda metade do 13º salário de 2017 estará na conta dos servidores públicos municipais nesta quinta-feira (21). O dinheiro foi repassado aos bancos nesta quarta-feira (20) para ser creditado. A primeira parte da gratificação natalina já havia sido paga no mês de julho, fato inédito registrado na história do município.
Desde que assumiu o governo, Luís Álvaro vem pagando rigorosamente em dia os vencimentos de todos os servidores no quinto dia útil. O acerto desta segunda metade, um montante na ordem de R$ 6 milhões, é fruto da reengenharia financeira promovida desde janeiro, apesar das grandes dificuldades e da crise que afeta o serviço público no Estado e no país.
O 13º do servidor municipal está sendo pago mesmo sem os repasses obrigatórios do Governo do Estado, como o ICMS, que ainda não foram creditados na conta da Prefeitura, apesar de ser uma obrigação legal. Mesmo assim, a atual gestão, com planejamento, driblou a situação e está cumprindo à risca com os compromissos junto ao funcionalismo municipal.
Muitos Municípios em Minas ainda não conseguiram quitar o 13º salário dos servidores. Até mesmo o Governo do Estado não deverá pagar a gratificação natalina neste ano. Na contramão desta crise, a Prefeitura de Barbacena vem pagando os salários mensais até o quinto dia útil e conclui, nesta quinta, o pagamento integral do 13º salário.
Para o prefeito Luis Álvaro, uma de série de medidas de contenção de despesas foram tomadas no início da gestão justamente para garantir a saúde financeira da Prefeitura, o que vem possibilitando honrar os compromissos com todos os servidores municipais da ativa e aposentados.
PMB.