Buscar a excelência da qualidade no transporte coletivo de passageiros para satisfazer os clientes através da melhoria contínua e atendimento aos requisitos.
A política de qualidade sempre esteve presente nas ações da Empresa Cidade das Rosas e da Empresa Barraca Turismo. Mas para ampliar ainda mais esta política não mediu esforços focados no bem-estar de seus clientes, no casso os passageiros; e também em seus funcionários.
Desde 2016 que as empresas foram certificadas com o selo ISO 9001, que confirma o alto padrão de qualidade de seus serviços.
Todo este processo em busca deste selo iniciou-se em 2015 quando as empresas passaram a implementar determinadas regras de padronização para melhorar a gestão de seu funcionamento e quanto aos serviços prestados à população.
Para a execução de todas as ações foi necessário, em um primeiro momento, montar dentro das instituições uma Equipe de Qualidade para desenvolve todo o trabalhos que procurou envolver os funcionários. Uma equipe composta por Janaina Araújo, Rosemary Coutinho, Renata Soares, Jéssica Gomes e Daniela Silva.
Foram vários requisitos a serem implantados e seguidos, envolvendo todos os setores das empresas. Um verdadeiro trabalho de equipe com reuniões semanais,acompanhamentos dos setores, palestras, criação de planos de ação e o resultado de todo este esforço coletivo foi a conquista da tão esperada certificação ISO 9001.
Funcionários passaram a ter uniformes mais confortáveis, setores foram reformados,melhoria na condição de trabalho e um entrosamento ainda maior entre as equipes de trabalho dentro das empresas.
Após uma ampla auditoria em maio de 2016, e atender a todos os requisitos exigidos pela empresa SAS, de Belo Horizonte, responsável pela certificação, as empresas conquistaram o certificado ISO 9001:2008. Os trabalhos não pararam, pois as empresas buscavam mais qualidade e desenvolveram diversas atividades na busca da transição da ISO 9001: 2008 para a ISO 9001 na versão 2015, o que aconteceu em maio do ano de 2017.
As empresas seguem promovendo diversas mudanças para manter a certificação, já que uma vez por ano passa por uma auditoria para verificação das implementações que façam com que permaneçam com a ISO 9001:2015.ISO 9001
O ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou Produto focadas na busca de qualidade. Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.
Para obter a certificação ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam
cumpridas de forma adequada.
Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade. Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.
Com essas adaptações a empresa melhora a prestação de serviço ao cliente,possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso,também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia de sua gestão.
Existe uma versão brasileira da ISO 9001, designada como ABNT NBR ISO 9001, que também tem como objetivo estabelecer normas consistentes que aumentam a qualidade dos processos de gestão. Quando essas normas são implementadas e cumpridas, é estabelecida uma relação de confiança entre a empresa e cliente.
No entanto, uma área essencial da ABNT NBR ISO 9001 é que quando a empresa não cumpre com as normas, o cliente deve dar o feedback, comunicando o problemas, para que o desempenho seja melhorado no futuro.