Abatedouro ilegal de suínos é fechado pela PM do Meio Ambiente em Cipotânea e autuado em mais de 40 mil reais.

Guarnição da polícia militar ambiental compareceu sexta-feira (12) na zona rutal de Cipotânea onde haveria um abatedouro clandestino comercializando carnes.

No local indicado na denúncia para verificação dos fatos, constatou-se o seguinte:Funcionamento de matadouro utilizado para abate de suínos, sem autorização ambiental de funcionamento.

Segundo o proprietário de 31 anos,este não possuía autorização ambiental e nem estava amparado por termo de ajustamento de conduta órgão ou entidade ambiental competente para a realização do abate dos suínos.

Constatou no local também, degradação ambiental. Sendo depositado a céu aberto, no solo, restos de vísceras, bem como o lançamento de dejetos provenientes do abate no curso d' água.

Verificou que no local do funcionamento do matadouro há presença de animais confinados bovinos e suínos. Aos arredores do matadouro há residências e uma grande quantidades de urubus sobrevoando o local.

Perguntado o autor, disse que eram abatidos por dia em média 02 (dois) suínos ao dia e que a carne era destinada para comercio no açougue de sua propriedade. Diante os fatos foi lavrado 03 (três) autos de infração por funcionar sem autorização ambiental de funcionamento; causar degradação ambiental e realizar abate sem licença de instalação ou operação com degradação ambiental, no valor total de R$ 40.371,08 foram suspensas as atividades no
local da infração, ate resolução junto ao órgão ambiental competente.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 13ªCia PM Ind MAT

Related posts

Inscrições Abertas para Brigadista Florestal na APA São José

Bombeiros de Barbacena debelaram incêndio em caminhão na cidade de Barroso

Carreta tomba sobre carro próximo a Lagoa Dourada na MGC-383