O Procon Municipal de Barbacena, serviço de proteção e defesa do consumidor, em cumprimento aos objetivos da Política Nacional das Relações de Consumo, entre os quais o de atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, a proteção de seus interesses econômicos, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, notificou todos os bancos de Barbacena para prestarem esclarecimentos sobre medidas de cumprimento às normas consumeristas.
Nas notificações, o Procon questiona o cumprimento ao tempo de espera em filas de no máximo 15 minutos, o abastecimento de caixas eletrônicos, a negativa de atendimento a determinados usuários, o cumprimento de normas de acessibilidade nas agências, limitações de valores para recebimento de boletos, critério para chamamento de senhas, existência de suporte para utilizar terminais de auto atendimento e cumprimento a normas de atendimento preferencial.
De acordo com o Coordenador de Integração Jurídica e Gestão do Procon, Lucas de Souza Garcia, “o Procon sempre atuará na defesa dos consumidores barbacenenses e com esse procedimento preliminar investigatório, será possível apurar se as instituições bancárias respeitam a legislação vigente.” Disse ainda que “é importante que o consumidor que tiver seus direitos lesados registre sua reclamação no órgão para que sejam adotas as medidas cabíveis”.
Para o Advogado-Geral do Município, Tiago Siqueira Mota, “a ação é apenas uma das medidas anunciadas no final de 2017 para o fortalecimento do órgão e para a melhoria dos serviços prestados à população”.
O Procon Municipal integra a estrutura da Advocacia-Geral do Município e funciona dentro do Prédio da UAI, anexo à Prefeitura de Barbacena, situado na Rua Silva Jardim, nº 340, Bairro Boa Morte, Centro. O telefone de contato é (32) 3331-8001.