Em atendimento ao disque denúncia a Polícia Militar do Meio Ambiente compareceu no Pombal, zona rural de Barbacena para averiguar um desmatamento às margens de um curso d'agua com uso de uma retroescavadeira.
No local as suspeitas foram confirmadas. Foi constatada uma intervenção com uma limpeza de um curso d’água artificial em área 55 metros lineares totalizando 0,016 ha com uso de máquina, a menos de 15 metros do leito original do curso d’água. O proprietário do terreno de 60 anos não possuía autorização para a limpeza do curso
d’água e alegou que fez porque a água não chegava até suas criações que necessitam dela para dessedentação.
Foi lavrado o auto de infração no valor de R$1.614,76 e suspensas as atividades ate a regularização junto ao órgão ambiental. Antes de realizar qualquer intervenção ambiental procure o IEF ou Sisema – Sistema Estadual de Meio
Ambiente de Minas Gerais, para fazer de forma a não prejudicar o meio ambiente e seus recursos naturais.
Já na no Povoado Barbosa também em Barbacena denuncia anônima relatava um homem de 41 anos trocou uma estrada de lugar passando com a mesma próxima a um curso d’água poluindo uma agua de servidão da comunidade.
Com estas informações a PM deslocou ao local onde constatou uma intervenção com uma construção em uma estrada de 350 metros. O autor relatou não possuir autorização e que a fez no intuito de conter futuras erosões em sua propriedade.
Por contrariar legislação vigente no estado, foi lavrado o auto de infração no valor de R$1.514,76. E suspensas as atividades até a regularização.
Assessoria de Comunicação Organizacional – 13ªCia PM Ind MAT