Competição é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e conta com apoio institucional da SEESP.
Foi realizada nessa terça-feira (20), na Arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a primeira rodada do Campeonato Sul-Americano Feminino de Clubes de Vôlei, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e apoiado institucionalmente pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). Na estreia, as anfitriãs levaram a melhor. Contra o Regatas Lima, do Peru, o Camponesa/Minas venceu por 3 sets a 0 (25/22, 25/13 e 25/14), em um jogo sem muitas dificuldades. A maior pontuadora da equipe foi a oposta Laiza, com 13 bolas viradas a favor das minastenistas.
No segundo jogo da noite, novo 3 a 0. Dessa vez, a favor do Gimnasia y Esgrima, da Argentina, contra o Club San Simón, da Bolívia – parciais de 25/11, 25/12 e 25/16.
A competição prossegue nesta quarta-feira (21) com confrontos entre brasileiras e argentinas. Às 18h, o Sesc RJ, comandado pelo técnico bicampeão olímpico Bernardinho, estreia enfrentando o Gimnasia y Esgrima. Em seguida, o Camponesa/Minas volta à quadra contra o Boca Juniors.Os ingressos para todos os dias da competição, que vai até o próximo sábado (24), estão à venda na internet.
O Campeonato Sul-Americano Feminino de Clubes de Vôlei é organizado pela Confederação Sul-Americana de Vôlei e executado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV). O campeão do torneio garante vaga no Campeonato Mundial de Clubes deste ano, que será disputado na China.
São apoiadores do evento, com recursos oriundos da isenção fiscal do Governo de Minas Gerais via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a Sada Transportes e Armazenagens S/A, a Drogaria Araújo S/A e a Cemig Distribuição S/A.
Casa do vôlei
É o segundo ano seguido que Minas Gerais recebe o Sul-Americano de Clubes de Vôlei.
Em 2017, as disputas femininas foram realizadas em Uberlândia e tiveram o Rexona-Sesc como campeão sobre as anfitriãs do Dentil/Praia Clube. Em 2018, o clube carioca está novamente na disputa do torneio realizado na Arena Minas Tênis Clube até o próximo dia 24.
Assim como no ano passado, a versão masculina do torneio continental terá o Montes Claros Vôlei e o Sada Cruzeiro representando o Brasil. Na atual temporada, os jogos serão disputados entre 27 de fevereiro e 03 de março e contará com seis equipes. O Sada Cruzeiro é o atual campeão da competição e buscará o quinto título no Norte de Minas. As duas equipes brasileiras estão na Chave A que também conta com Club Peerless, do Peru. Na Chave B estão duas equipes argentinas, Lomas Voley e Personal Bolivar, além do time chileno Thomas Morus.
O Montes Claros Vôlei estreia já no primeiro dia da competição (27/02), no segundo confronto de abertura do Sul-americano. O jogo será contra o Club Peerless. Já o Sada Cruzeiro encara o time da casa no dia 28 de fevereiro.
Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube
SEESP.