A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), implantou, neste primeiro semestre, um projeto inovador sobre inteligência emocional na rede municipal de ensino, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento pessoal dos alunos atendidos, do 6º e 9º anos.
O projeto começou nesta semana nas Escolas Municipais Professora Yayá Moreira, no Caiçaras, e Embaixador Martim Francisco (Caic), no São Pedro. A duração será bimestral e as aulas semanais, com 50 minutos. Durante o ano, todas as escolas da rede municipal, que contemplem os alunos do 6º e 9º anos (consideradas séries de transição), receberão a iniciativa.
O projeto terá à frente duas profissionais: a coach Elisa Saraiva, pós-graduada em neurociência, master practitioner em programação neurolinguística e também formada em fonoaudiologia, e a psicóloga Andreia Sousa, especialista em psicologia escolar.
”Vamos trabalhar com ferramentas de desenvolvimento pessoal. O nosso objetivo é fazer com que os alunos se tornem aptos a identificar e lidar com as próprias emoções”, destacou Elisa. ”A nossa motivação é auxiliar no crescimento desses jovens”, completou Andreia.
O projeto também contará com a parceria ativa dos professores e demais membros da equipe escolar.
A iniciativa conta com o acompanhamento do Secretário Luiz Carlos Rocha de Paula e também a parceria da Subsecretaria de Assuntos Pedagógicos e do Núcleo de Apoio Psicológico e Social às Escolas Municipais (Napsem).
Sobre inteligência emocional – De acordo com o pesquisador Daniel Goleman, inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, reconhecimento de emoções em outras pessoas e habilidade em relacionamentos interpessoais.
PMB.