Uma corrida contra o tempo para ajudar um bebê de apenas dez dias. Com total dedicação da equipe que atua na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI Neonatal da Santa Casa, juntamente com a direção técnica da entidade um bebê de apenas dez dias foi transportado para a Santa Casa da cidade de Passos, para uma cirurgia cardiovascular, uma vez que esta instituição realiza o procedimento.
Diante da fragilidade do pequenino, o transporte não poderia ser terrestre e foi ai que a busca constante da Santa Casa de Barbacena, junto ao SUS Fácil, conseguiu em um curto espaço de tempo uma vaga em um hospital e um helicóptero para a transferência do recém nascido.
A conquista desse transporte se concretizou no final da manhã da última quinta-feira, dia 5,
com o helicóptero da 2ª Companhia de Operação Aéreo do Corpo de Bombeiros de Varginha
que esteve em Barbacena.
O helicóptero pousou no trevo que fica perto do Parque de Exposição de Barbacena. Enquanto isso, uma ambulância com apoio do Samu seguiu para a Santa Casa para buscar o bebê.
Toda a preparação e o retorno até onde estava o helicóptero durou pouco mais de uma hora, pois todo o processo foi trabalhando com um cuidado diferenciado, pois se tratava de um recém nascido.
Até a ambulância em seu retorno foi mais lentamente. Era pouco mais das 13h quando o helicóptero decolou levando o bebê, momento de muita emoção para os pais e familiares e também de várias pessoas que por ali passaram e pararam para saber do que se tratava.
O helicóptero é uma aeronave preparada para este tipo de ação com a presença de médico e enfermeiro.
O bebê, de pais barbacenenses, nasceu na Santa Casa no dia 26 de março, pesando 2,880 kg e
no segundo dia de vida foi detectado que era cardiopata e imediatamente foi levado para a UTI Neonatal, quando depois de todos os exames observou-se a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Mas para que fosse transferido era necessário que o recém nato tivesse uma estabilização hemodinâmica e o resultado positivo foi imediato com muita dedicação de toda a equipe.
Importante destacar que a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é um hospital ‘Amigo da
Criança’ e uma referência para os 51 municípios da Macrorregião Centro Sul.
Fonte:Jornalista Marcio Cleber