PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO PODE SALVAR VIDAS

Dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Chamada popularmente de pressão alta, a hipertensão afeta quase um terço de toda a população mundial e é uma doença que resulta no aumento da pressão arterial, de forma sistêmica, em níveis iguais ou maiores que 14 por 9 (sendo que os níveis normais são 12 por 8).

Segundo o cardiologista Daniel Vidigal, do Hospital Ibiapaba CEBAMS e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, fatores podem causar a hipertensão:

“A hipertensão é causada por fatores genéticos e hereditários. Outros fatores também podem contribuir para o aparecimento da hipertensão, como consumo excessivo de sal, obesidade, falta de atividade física e alimentação pouco saudável”.

A hipertensão contribui para o aparecimento de outras doenças, como as relacionadas ao sistema coronariano, derrame cerebral e até cegueira.

Por isso é muito importante se prevenir da doença. Ações simples podem ajudar. Segundo o Dr. Vidigal, atividades físicas regulares, como uma caminhada diária, podem contribuir para a prevenção.

Outras ações são a alimentação saudável, baseada no consumo de legumes, verduras, frutas, laticínios e carnes magras (como a de frango), além de parar de fumar e evitar o abuso no consumo de bebidas alcoólicas.

Doença não apresenta sintomas De acordo com o cardiologista, a hipertensão é assintomática. Ou seja, ela não apresenta sintomas:

“A hipertensão é basicamente assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Quando os níveis da pressão arterial estão muito elevadas, as pessoas podem ter dor de cabeça, dor na nuca, mal-estar geral e tontura.

Por isso, é importante que a pessoa procure um médico para avaliar o nível da pressão arterial e detectar o desenvolvimento da doença”, ressaltou.

Ao chegar sem avisar, a pressão alta deve ser acompanhada. Pessoas que tenham de 35 a 40 anos devem acompanhar a pressão, pois é nesta faixa etária que a hipertensão se apresenta de forma mais intensa.

Hipertensão e AVC Segundo Vidigal, o principal fator de risco para o desenvolvimento de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a hipertensão. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgados no ano passado indicam que o AVC, que é conhecido popularmente como derrame cerebral, é a segunda maior causa de mortes no Brasil.

Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:
O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais. A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.

Comunicação Social – Hospital Ibiapaba/CEBAMS

Related posts

Valores dos combustíveis serão reduzidos a partir de hoje (31)

Forte tempestade no Norte de Minas dobra estátua de Cristo e causa prejuízos em duas cidades

Timóteo terá Segundo Encontro LGBT em novembro