No dia 05 de maio (sábado) é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.
A higienização das mãos é a medida individual mais simples, de menor custo e mais eficaz para prevenir a propagação da maioria das infecções e doenças.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele atua como reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Segundo o Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Daniel Azalim, neste período frio, uma das ações que podem evitar o contágio com os vírus H1N1 e H3N2, que causam a gripe, é a correta higienização das mãos.
“Lavar as mãos superficialmente não basta para nos proteger da gripe e de outras doenças do período frio, como conjuntivite, viroses e diarreia.
É necessário esfregar bem o sabão nas palmas e nos dorsos das mãos, entre os dedos, nos pulsos e até mesmo friccionar os dedos. Uma boa higienização deve ser eficaz”, completou.
Azalim também pontua que é possível higienizar as mãos aplicando álcool-gel ou líquido:
“Em locais de grande aglomeração de pessoas, como escolas, shoppings e mercados, podemos não ter acesso constante a água e sabão.
Por isso, carregar pequenos frascos de álcool, seja no carro, no bolso ou na bolsa, se torna um hábito de higiene importante, pois ajuda a fazer a higienização frequente das mãos”.
Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:
O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.
A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.
Comunicação Hospital Ibiapaba