Falar em música sertaneja de raiz, é falar de moda de viola e lembrar de grandes nomes que levaram esse estilo para todo o país. É esta moda de viola que vai invadir Barbacena nos dias 8, 9 e 10 de junho, com a realização do IV Encontro de Violeiros e Sanfoneiros de Barbacena.
O palco de mais este grande evento, que já faz parte do calendário de festas do município, será o Campo do Grêmio, na Colônia Rodrigo Silva. Um passado-presente que encanta a todas as gerações e arrasta grandes multidões.
Na produção cultural Vandeir Antunes, um dos criadores do Encontro de Violeiros e que com este trabalho, revelou diversos cantores que viviam no silêncio do seu anonimato e que passaram a ter a carreira artística como uma profissão.
A realização do evento é da União Comunitária de Barbacena – UCB, o Grêmio Recreativo Rodrigo Silva e a Associação dos Moradores do Bairro Roman – AMBRA, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena.
Serão cerca de trinta atrações musicais vindas de diversas cidades. O encontro de Violeiros inicia-se no dia 8, com a celebração de uma missa sertaneja campal às 19h,que será precedida por padre Vanderli, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, de Barbacena; com a participação da dupla Johnny M. & Maurinho na animação musical.
Logo após sobe ao placo para começar a aquecer a noite o Grupo Amigos de Davi. A abertura oficial será às 20h20, com a presença da comissão organizadora, autoridades e patrocinadores.
A programação continua com o show de Chico Almeida e na sequência, Vinícius Freitas Sanfoneiro, Grupo Recordação, Johny Marcos & Maurinho, e, como última atração da noite, Forro Xote Vuco Vuco.
O Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, no sábado, dia 9,inicia suas atividades mais cedo, às 16h, com a Festa Junina da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada. Uma novidade da edição deste ano será o desfile para eleger a Rainha dos Violeiros que acontecerá às 18h. Muita música também vai embalar a noite com Ricardo & Rodrigo, Leandro & Toninho, Maycon & Diego, a tradicional Orquestra de Violeiros Arpejo, Caffé Viola, o grande show de Leo Montes & Miguel e o Forró Melodia do Som.
A 4ª Cavalgada Amigos da Viola inicia a programação do domingo, dia 10. A concentração será às 9h, no Carlinhos, próximo ao Parque de Exposição, e sairá às 11h30, e a chegada na Colônia Rodrigo Silva está marcada para as 12h30.As apresentações artísticas começam às 14h com o cantor Vicente Souza.
Logo em seguinte, Markoni Violeiros, Zé do Laço & Goianita, Letícia Coimbra Sanfoneira, Sabrina Matos Violeira, do pequeno Pietro Rios, Jéssica Martim & Isabelle Silva, Romano
Pantaneiro, Donizett Camargo e João Hélio 3 em 1 Forró.
Um pouco da trajetória do Encontro de violeiros O Encontro de Violeiros em apenas quatro anos de circuito transformou-se em uma fábrica de descoberta e divulgação de talentos.
Com o lema ‘dar palco a quem não tem palco´ para os artistas anônimos e amadores, visando manter viva as músicas de raiz do universo sertanejo em um verdadeiro resgate de canções que agrada a todas as gerações. Surgiu da sugestão de um ouvinte (João Carlos – cidade de Mercês) do programa de rádio do Vandeir Antunes, na cidade Paiva. “Então, resolvemos criar o Encontro de Violeiros nos inspiramos em encontros realizados no Triângulo Mineiro,do centro Oeste do Brasil, da região de Goiás”, pontuou Vandeir.
A primeira edição aconteceu na cidade Paiva, em apenas uma noite, no dia 14 de fevereiro de 2014. Mais de 20 artistas de várias cidades, muitos que viviam no anonimato, e sem receber nenhum cachê para se apresentar, subiram ao palco e o que se presenciou foi uma grande roda de viola, um fenômeno da música de raiz.
O sucesso veio logo no primeiro Encontro e surgiu o grande interesse dos artistas que se apresentaram, que o evento acontece em suas cidades. E logo nesta primeira edição,ganhou-se o formato de itinerante.
Nestes quatro anos de circuito esteve em 15 cidades sendo que em alguma delas aconteceram por três vezes, mas a cidade recordista é Tabuleiro. No município de Barbacena será a quarta vez sendo que na linha do circuito a de número 31.
São três dias de muitas músicas. Hoje alguns artistas passaram a integra a caravana do Encontro de Violeiros e estão presente em todas as apresentações, mas mesmo assim mantém-se o lema que é dar palco a quem não tem palco.
Vandeir Antunes, juntamente com João Carlos (cidade de Mercês) foram os criadores do Encontro de Violeiros, no dia 14 de fevereiro de 2014.
Atualmente, somente Vandeir está à frente do Encontro que se tornou em um marco na região. Um desafio muito grande, compensador e algo inimaginável. Toda a produção cultura é de sua inteira responsabilidade.
Fonte:Marcio Cleber