Barbacena promove mobilização no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Dezoito de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data que é um símbolo da reforma psiquiátrica e evolução no tratamento dos transtornos. A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e a Coordenação de Saúde Mental, para marcar este dia, convida a população para uma caminhada de conscientização temática na sexta-feira (18).

A concentração será na Praça do Rosário, a partir das 13h. A saída está prevista para 14h, com destino à Praça dos Andradas, onde ocorrerá diversas manifestações culturais. A caminhada será acompanhada por uma escola de samba, que elaborou, junto com as equipes de saúde mental, um samba-enredo especial para o dia.

O evento vai contar com a participação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Convivência, residências terapêuticas,  além de familiares, técnicos e funcionários com envolvimento na área de saúde mental.

Sobre o movimento –  O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído, em 1987, após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru (SP).

Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial. O objetivo é mostrar para a sociedade a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental e a sua importância, contra a exclusão dos usuários.

PMB.

Related posts

Valores dos combustíveis serão reduzidos a partir de hoje (31)

Forte tempestade no Norte de Minas dobra estátua de Cristo e causa prejuízos em duas cidades

Timóteo terá Segundo Encontro LGBT em novembro