Em atendimento a denúncia anônima, a PM do Meio Ambiente compareceu em um sítio na zona rural de Andrelândia, onde constatou o lançamentos de efluentes sem nenhum tipo de tratamento a céu aberto, resíduos estes, provenientes de uma atividade de suinocultura exercida na propriedade.
No local existem 38 (trinta e oito) suínos, mas não existe sistema de tratamento de efluentes, contrariando as normas legais. Foi lavrado auto de infração R$4.064,25 e suspensas as atividades de lançamentos de resíduos oriundos da suinocultura.
Guarnição de policiamento de meio ambiente compareceu as margens do rio Elvas, , zona rural do município de Tiradentes.
Onde no ato da fiscalização foram constatados os seguintes fatos:corte de 30 (trinta) árvores para acesso para draga de extração de areia/cascalho.
Abertura de estrada numa extensão de aproximadamente 1.000m (mil metros) por 3m (três metros) de largura, totalizando 3.000m² (três mil metros quadrados) para entrada de caminhões com a finalidade de carregá-los de areia que está sendo extraída no leito do rio.
E degradação ambiental devido os efluentes líquidos vindos da extração retornarem para o leito do curso dágua sem qualquer tipo de tratamento que elevam a turbidez da água, devido ao carreamento de sedimentos.
Pelos danos ambientais e por não possuir autorização o proprietário de 53 anos foi autuado em R$13.655,88 e foram suspensas as atividades de extração mineral ilegal.
Rodrigo Madeira ,2ºSgt PM
13ªCompanhia de Polícia Militar do Meio Ambiente