Em Minas Gerais, a cobertura vacinal para as crianças ainda está em 64% e das gestantes em 66% e a meta é de 90%.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 23 de abril, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde para até o dia 15 de junho. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eva Lídia Arcoverde, a decisão se deve aos impactos da paralisação dos caminhoneiros.
“Devido à falta de combustível, muitas esquipes de saúde não puderam se deslocar para realizar a vacinação em pessoas acamadas e da zona rural. Além disso, a população também ficou impossibilitada de ir até as Unidades Básicas de Saúde. Por isso, foi decidido em reunião realizada em Brasília, que contou com a participação de representantes da União, dos Estados e dos municípios, a extensão do período da campanha”, explica Eva Lídia Arcoverde.
Cobertura Vacinal
A meta é vacinar 90% do público que faz parte do grupo prioritário, o que representa cerca 5 milhões de pessoas. Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), até o momento, a cobertura vacinal em Minas Gerais está em 80,5%. A coordenadora de imunização, no entanto, destaca que ainda não se pode considerar esse número como sendo positivo.
“Considerando-se que a campanha deveria ter se encerrado no dia 1° de junho e ainda não alcançamos a meta, é preciso reforçar o chamado para que as pessoas integrantes do público prioritário e que ainda não tenham se vacinado, compareçam à Unidade Básica de Saúde mais próxima para que possam se imunizar contra a gripe”, destaca Eva Lídia Arcoverde.
SESMG.