Formatura dos alunos da rede de ensino em Conselheiro Lafaiete no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Em Conselheiro Lafaiete, na noite dessa terça-feira, 12 de junho de 2018, alunos do 5o ano da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e da Escola Municipal José Castelões de Menezes receberam diplomas por terem cumrpido com êxito as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Em um evento muito aguardado, o qual contou com a presença da Banda de Música da 13a Região da Polícia Militar (13a RPM/Barbacena/MG), regida pelo Maestro Sub Tenente PM Airton Milagres Rodrigues, os pais e familiares, corpo diretivo e docente das respectivas escolas, parabenizaram os alunos pela conclusão do programa.

Há estudos que comprovam que a faixa etária de 05 a 17 anos é a fase ideal para trabalhar a  conscientização da criança para o não uso das drogas, fortalecendo nelas a autoestima e a resistência às pressões do meio social.

O programa foi ministrado nessas escolas pelo período de dez semanas, expondo-se o tema de variadas formas, tais como: debates, dinâmicas de grupo, palestras, exposições e jogos.

A equipe escolar e a família dos alunos teve grande importância e influência nessa fase, sendo encorajados a também participarem ativamente do processo de aprendizado das crianças.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a versão brasileira do programa norte americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com os cursos: PROERD para educação infantil, englobando o 5o e 7o anos do ensino fundamental, PROERD para o ensino médio e curso de PROERD para os pais.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso de entorpecentes pelas crianças e a prática da violência, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária e ensinarem a eles formas de resistirem a elas.

Durante o evento, as Diretoras, Senhora Maria das Graças de Souza Ferreira Almeida (Escola Estadual Marechal Humbeerto de Alencar Castelo Branco) e Senhora Maria de Fátima Monteiro Lisboa (Escola Municipal José Castelões de Menezes) foram homenageadas com um certificado representando a gratidão da Polícia Militar pela parceria que possibilitou a concretização do importante programa de prevenção às drogas.

Ao mesmo tempo, foram homenageadas também as dedicadas professoras:
Senhora Gilsa Resende Avelar Neiva, Senhora Maria Goreth Hneriques Pereira Santo, Senhora Priscila Célia Aniceto, Senhora Aline Aiala Tavares e Senhoa Maria Zilda Fernandes Barreto.

Estiveram presentes também as seguintes autoridades: Senhor José Amâncio de Souza Filho, Desembargador; 2° Tenente PM André Batista Pereira, representando o Comando do 31° BPM; Senhora Maria da Glória Souza Araújo, Inspetora de Ensino; Senhor Moisés Matias, representando a Secretaria Municipal de Educação; Senhora Alexandra Kelly, representando a Senhora Maria de Lourdes Beato (Superintendência de Ensino de Conselheiro Lafaiete).

Como de costume, aos alunos premiados no “Concurso de Redação PROERD” foram entregues bicicletas, bolsas de estudo para cursos de inglês e de informática e medalhas.

A aluna Alícia Ferreira Calazans (Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco) e a aluna Tainá dos Santos Duarte (Escola Municipal José Castelões de Menezes) foram as vencedoras do primeiro lugar.

Tais premiações foram oportunizadas pelos colaboradores:

Senhora Siomara de Fátima Faria (empresária)

Senhora Eva (Centro de Formação Profissional Compuway – Conselheiro Lafaiete)

Senhora Rafaela Cristina e Anali Souza (Escola de Inglês e Espanhol CCAA – Conselheiro Lafaiete).

Senhor Roberto Resende Rocha (AVS Motores – Oficina de Veículos Automotores de Conselheiro Lafaiete).

Os quais a Polícia Militar presta os mais sinceros agradecimentos.

Ao final do evento, houve a apresentação do “Coral de Flautas” e a
demonstração da “Dança de Fitas”, ambas encenações de alunos da Escola Estadual
Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Logo em seguida, alunos da Escola
Municipal José Castelões de Menezes realizaram uma apresentação musical com o uso
de violão, acompanhados da Professora do Educandário, Senhora Maria Zilda. Encerrando o evento, houve a apresentação musical da Banda de Música da 13a RPM.

O PROERD é mais um fator de proteção, desenvolvido pela Polícia Militar para a
valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura, da paz e para
a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. Conselheiro Lafaiete/MG, 15 de junho de 2018.

Related posts

Menor é apreendido por tráfico de drogas no Bairro Novo Horizonte

Homem é preso por atear fogo em terreno baldio em Santa Rita do Ibitipoca

Homem é preso por tráfico de drogas em Barbacena