O prazo para renovação da participação do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil referente aos contratos firmados até dezembro de 2017 já está aberto. O benefício deve ser registrado no sistema do MEC – Ministério da Educação até o dia 31 de outubro.
Esta renovação é destinada para quem está nas regras vigentes até 2017. As CPSA – Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento de cada instituição de ensino são as responsáveis pela renovação do contrato.
Os estudantes precisam fazer o acompanhamento desse processo no sistema do MEC – sisfies.mec.gov.br – para verificar se o pedido foi encaminhado e se os dados estão corretos para validar as informações.
O prazo para a confirmação no sistema é de até 20 dias depois que o registro da renovação é feito pela CPSA. Após concluir o processo, o aluno deve retirar um certificado atestando sua situação regular na comissão.
Porém, se for encontrado algum problema, vai ser necessário que o estudante procure novamente a CPSA para solicitar a correção.
Já os alunos que precisam mudar as condições de financiamento, como a quantidade ou os valores das parcelas, é necessário levar a documentação do contrato ao banco operador do empréstimo. Para este caso, o prazo é menor e se encerra no dia 30 de setembro.
Vale ressaltar que o Fies é um programa de financiamento estudantil voltado a instituições de ensino particulares que oferece empréstimos a alunos que desejam ingressar nas universidades.
Os percentuais do financiamento variam de acordo com a renda dos candidatos. É importante lembrar que em 2018 as regras do programa foram alteradas.
A/M