Nessa segunda-feira (13) a Usiminas de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, registrou mais um acidente em menos de uma semana, sendo o terceiro.
Um trabalhador da usina siderúrgica sofreu um acidente de trabalho na correia transportadora da sinterização, ou seja, um processo de aquecimento a uma temperatura suficiente para fundir o metal ligante.
O homem de 36 anos, que ficou com o braço direito preso na máquina, é funcionário da empresa terceirizada Inner Soluções em Automação.
A vítima foi atendida pela equipe de socorristas da própria empresa e encaminhada ao Hospital Márcio Cunha. Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, o paciente foi submetido a uma cirurgia para a amputação do braço, mas o quadro de saúde é estável e não tem previsão de alta.
Além disso, Usiminas por meio de nota lamentou o acidente de trabalho e afirmou que o funcionário terceirizado é eletricista da empresa Inner e no momento do ocorrido realizava atividade de manutenção programada no local.
A empresa ainda ressaltou que a sinterização não tem ligação com as áreas das ocorrências anteriores e que já está apurando as circunstâncias do acidente.
A atividade na siderúrgica foi retomada parcialmente ainda nessa segunda, já que a operação na usina ficou paralisada após a explosão de um gasômetro, na última sexta-feira (10). Neste acidente, 34 pessoas ficaram feridas.
Outro trabalhador terceirizado, de 38 anos, morreu na última quarta-feira (8), quando fazia a manutenção de um dos equipamentos da aciaria, onde o ferro-gusa é convertido em aço.
A Usiminas ressaltou que as causas dos três acidentes são investigadas pela própria empresa. Já a Inner Soluções em Automação ainda não se pronunciou.
A/M