A partir desta sexta-feira (31) todas as rádios brasileiras deverão transmitir a propaganda eleitoral gratuita em suas grades.
A transmissão acontece até o dia quatro de outubro, três dias antes das eleições. São dois blocos de 20 minutos: entre 07h e 07h20 e entre 12h e 12h20, com o domingo livre.
São 70 minutos diários considerando os dois blocos e as inserções de 30 e 60 segundos, estas divulgadas entre 5h e 23h59.
No dia 23 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou o tempo que cada candidato ao Palácio do Planalto terá de campanha no rádio e na televisão.
A divisão do tempo de TV e no rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados dos partidos que tenham coligação.
Os programas dos candidatos à presidência e a deputado federal devem ir ao ar as terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Já nas segundas, quartas e sextas-feiras vão ser exibidas as propagandas dos candidatos a governador, senador, deputado estadual e distrital.
O tempo no rádio será de 12 minutos e 30 segundos das 7h às 7h e das 12h às 12h. Na televisão, o tempo será de 12 minutos e 20 segundos das 13h às 13h e de 42 minutos e 30 segundos das 20h30 às 20h.
Juntos, os programas dos candidatos à presidência da República, ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição.
Candidatos a governador terão que dividir os 18 minutos de propaganda eleitoral definido pelo TSE no rádio e na televisão.
Os candidatos a deputado estadual e distrital compartilham da mesma divisão de tempo. Já os candidatos a senador aparecem em propagandas de dois blocos de transmissão de sete minutos cada.
Veja a ordem da transmissão dos candidatos no primeiro dia da veiculação:
1- Marina Silva, coligação Unidos para Transformar o Brasil (Rede e PV): 21 segundos no horário eleitoral e 29 inserções;
2- Cabo Daciolo (Patriota): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções;
3- Eymael (Democracia Cristã): oito segundos no horário eleitoral e 12 inserções;
4- Henrique Meirelles, coligação Essa é a Solução (MDB e PHS): um minuto e 55 segundos no horário eleitoral e 151 inserções;
5- Ciro Gomes, coligação Brasil Soberano (PDT e Avante): 38 segundos no horário eleitoral e 51 inserções;
6- Guilherme Boulos, coligação Vamos sem Medo de Mudar o Brasil (PSOL e PCB): 13 segundos e 17 inserções;
7- Geraldo Alckmin, coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e Solidariedade): cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral e 434 inserções;
8- Vera Lúcia (PSTU): cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções;
9- Lula, coligação O Povo Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros): dois minutos e 23 segundos no horário eleitoral e 189 inserções;
10- João Amoêdo (Partido Novo): cinco segundos e oito inserções diárias;
11- Alvaro Dias, coligação Mudança de Verdade (Pode, PSC, PTC e PRP): 40 segundos no horário eleitoral e 53 inserções;
12- Jair Bolsonaro, coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções e
13- João Goulart Filho (PPL): cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções.
A/M