Um candidato foi identificado, durante a realização do exame, portando um equipamento de comunicação e apontou o nome do mentor do esquema. Outras três suspeitos foram revelados pelas investigações.
A tentativa de fraudar um concurso público da Polícia Militar (PM), em Montes Claros, no Norte de Minas, levou a prisão de cinco pessoas. O crime foi descoberto após um candidato de 39 anos ser flagrado durante a realização do exame com um equipamento de comunicação, que foi identificado como um possível cartão eletrônico.
A PM informou que, ao ser abordado, o candidato indicou um homem, de 38 anos, como suposto idealizador da fraude. Após a denúncia, os militares foram à residência do suspeito, onde foram encontrados outros equipamentos de comunicação, um circuito de TV e celular. Ele se encontrava no local e foi preso.
Além disso, foram descobertos outras três pessoas que teriam participado do esquema. Foi cobrado, para cada candidato, R$ 10 mil pelas respostas do exame.
Os detidos vão ser encaminhados à delegacia e o caso será investigado pela Polícia Civil.
O concurso
O edital para admissão ao Curso de Formação de Soldados para o ano de 2019 contou com mais de 58 mil inscritos e foram oferecidas 1.560 vagas em todo estado. Na região Norte do país, foram disponibilizadas 90 vagas para 77 cidades.
A realização do exame foi regulamentada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A Defensória Pública questionou a exigência de curso superior para o certame.
A/M