Eleito os novos membros do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM)

Os novos membros do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM) foram eleitos no último sábado (29), durante o XXIV Encontro Arquidiocesano de Leigos e Leigas e a XIII Assembleia Geral Ordinária do Laicato realizados no Colégio Arquidiocesano, em Ouro Preto.

Os membros eleitos e empossados assumem os trabalhos por três anos. O novo Conselho ficou assim composto: presidente – Sônia Maria Barbosa (Viçosa), vice-presidente – Geralda Gomes (Ouro Preto), secretário – José Euzébio (Rio Espera), secretária adjunta – Ivonete Efigênia Maciel (Amparo do Serra), tesoureiro – Bruno Fernando S. Queiroz (Carandaí), tesoureiro adjunto – Maria do Carmo da Silva (Viçosa). Conselho fiscal: Sueli de Fátima Guillarduci (Barbacena), Luzia Neiva Bandeira (Conselheiro Lafaiete), José de

Souza Nunes (Ico – Porto Firme), Maria José Germano de Azevedo (Ouro Preto) e Milenne Júnia Moura (Congonhas).

Para a nova presidente, Sônia Maria Barbosa, o resultado da eleição foi um misto de alegria, gratidão e um certo temor. “Alegria em poder servir, colocando os meus dons a serviço do Reino, gratidão pela confiança em mim depositada e por tudo que tenho recebido de Deus e um certo temor, pois, não sei se era o momento para assumir esta missão.

Mas, creio que se Deus permitiu que isso acontecesse, com certeza tem um propósito. Com a graça Dele e com o apoio daqueles que escolheram, pretendo empenhar-me para cumprir da melhor maneira esta missão. Conto com a oração de todos para que possa exercer minha vocação e missão laical, sendo sal, luz e fermento onde Deus me enviar”, disse.

Já o ex-presidente do CLAM, Fábio Silva, avalia a caminhada dos três últimos anos como bastante positiva. “Tivemos muito trabalho, mas, também, tínhamos uma boa equipe.

Neste três anos tivemos a felicidade de ter o Ano do Laicato, que foi uma oportunidade de trabalhara a vocação laical em nossa arquidiocese”, ressalta.

Reflexões

A Assembleia contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas o assessor do Conselho do Laicato, padre José Antônio de Oliveira, o assessor regional, padre Adilson Luíz Umbelino, padres da cidade de Ouro Preto e seminaristas.

Durante o encontro, os participantes puderam refletir sobre o tema “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a transformação” e o lema “Até que tudo fique fermentado” (Mt 5,13-33).

Os compromissos assumidos no II Seminário Arquidiocesano do Laicato, realizado em Carandaí no mês de março deste ano, também foram retomados.

Segundo Sônia, com essa retomada e avaliação, eles perceberam que ainda precisam avançar em alguns pontos, “sobretudo na missão extra eclesial, pois o campo privilegiado do laicato é o mundo”. Na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, agendada para novembros deste ano, estes compromissos serão retomados.

Arquidiocese de Mariana

 

Related posts

Valores dos combustíveis serão reduzidos a partir de hoje (31)

Forte tempestade no Norte de Minas dobra estátua de Cristo e causa prejuízos em duas cidades

Timóteo terá Segundo Encontro LGBT em novembro