Nesta segunda-feira (12) o Ministério da Saúde emitiu um alerta para que a população que more em áreas onde há recomendação da vacinação contra a febre amarela, busquem a dose antes do período de maior transmissão da doença que acontece entre dezembro e março.
As regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo são localidades recém-afetadas pelo vírus e permanecem com um número elevado de pessoas que não foram imunizadas.
No entanto, o objetivo do alerta, de acordo com o ministério, é evitar correria e longas filas em busca da vacina. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população.
Os dados apontam que entre julho e novembro, foram notificados 271 casos suspeitos de febre amarela em humanos, mas 150 foram descartados e 120 permanecem em investigação, sendo que um foi confirmado.
Além disso, desde o surto registrado em dezembro do ano passado, a vacinação foi ampliada e alcançou 4.469 municípios, incluindo 940 cidades localizadas nas proximidades das capitais e áreas metropolitanas das regiões Sudeste e Sul. Neste ano foram enviadas 30 milhões doses para todo o país.
Vale lembrar que a vacinação inclui pessoas a partir dos 9 meses de vida e que não tenham comprovação de vacinação.
M/S