O Detran – Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais afirmou que no primeiro semestre deste ano foram aplicadas sete mil multas no estado devido ao uso de celular enquanto dirige. Um aumento de quase 20% em relação ao mesmo período de 2017.
Utilizar o aparelho celular enquanto dirige é infração gravíssima e o valor da multa é de R$ 239,47. Além disso, o condutor recebe sete pontos na carteira.
Este comportamento se repete em vários pontos de Minas. Há motoristas falando no telefone, mandando mensagens, além de aproveitar o congestionamento ou o semáforo para olhar o celular.
O empresário Diego Oliveira Diniz, por exemplo, confessou que já utilizou o celular enquanto dirige, mas disse que pretende diminuir porque tem vários exemplos de parentes e amigos que bateram o automóvel.
No entanto, o chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran-MG, delegado Ednelton Carracci, afirmou que quanto menos o motorista tiver controle sobre o carro, pior se torna a infração.
Simulador de risco
Um simulador que contem pareceria entre a PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e uma empresa automotiva, consegue criar situações, em um ambiente virtual, e mostra o perigo que é dirigir no celular.
DMG