Mesmo com a previsão de que o verão será um dos mais quentes dos últimos tempos, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade privada sem fins lucrativos, afirma que o Brasil não deverá enfrentar problemas de abastecimento de energia elétrica.
Segundo o diretor-geral do ONS, Eduardo Barata, a bandeira tarifária também deve permanecer no verde, quando os custos são mais baratos para o consumidor, pelo menos até janeiro de 2019. Barata explicou que a previsão é devido às melhores condições dos reservatórios de água e ao aumento da oferta de energia, principalmente no Sul e na Região Nordeste, com o crescimento do uso da energia eólica.
O diretor Barata acrescentou que o país terminará o ano com a situação dos reservatórios em melhores condições do que em 2017, principalmente em razão das condições climáticas favoráveis do ponto de vista hidrológico.
Nos últimos meses, as chuvas favoreceram essas condições e a previsão é de que a média de precipitação deve ser maior no período de chuva desse ano do que em 2017.
A/M