Além disso, o volume de empresas abertas em até 3 dias aumentou em 20%
Segundo a Receita Federal, o tempo médio de abertura de empresas caiu de cerca de 8 para 5 dias, se nós compararmos entre o final deste ano e o do ano passado. Além disso, o volume de empresas abertas em até 3 dias aumentou em 20% e a quantidade de empresas que levavam mais de 7 dias para serem registradas caiu 30%.
Desde julho de 2018, quando foi implantado o Portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim, foram registrados aproximadamente 8 milhões de acessos.
Uma novidade é o lançamento de um serviço que permite a consulta ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ, tendo como base o nome empresarial ou o nome de fantasia. Antes só era possível fazer a pesquisa com o número do CNPJ.
Se você quiser também, há a possibilidade de acessar o painel estatístico da Redesim. Por meio dele, você pode saber quantas pessoas jurídicas há em seu estado ou em seu município. E segundo a Receita Federal, em breve, dados sobre abertura de empresas e atividades econômicas estarão disponíveis.
A Redesim é composta por diversos órgãos que integram o processo de registro e de legalização de pessoas jurídicas, entre eles, entidades federais, estaduais e municipais. De acordo com a Receita Federal, são mais de 3 mil municípios integrados a esta grande rede, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do país.
A/B