Sem categoria

Mais de 3 milhões de mineiros ainda não se vacinaram contra Febre Amarela

Aqueles que ainda não tomaram a vacina contra Febre Amarela devem procurar a unidade mais próxima e receber a imunização. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, em 2018 foram distribuídas mais de 3,9 milhões de doses da vacina para 4.078 postos de saúde por todo o estado. A vacina garante proteção para toda a vida. A dose de reforço que anteriormente era solicitada não é mais necessária, como explica a Carla Rodrigues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

“Hoje nós já temos estudos que mostram que não precisamos de uma dose de reforço. Então, quem já tem uma ou duas doses não precisa vacinar mais, nós temos que vacinar aquela população que nunca foi vacinada ou que infelizmente perdeu a caderneta de vacinação e não tem comprovante. Essa população precisa comparecer ao serviço de saúde”.

A imunização contra Febre Amarela é para todas as pessoas acima de nove meses de idade e é oferecida gratuitamente a população pelo SUS. Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, cerca de três milhões de pessoas ainda não se vacinaram, principalmente entre 15 a 59 anos de idade. Lúcia Maria Miana, diretora de Promoção a Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte garante a eficácia e segurança da vacinação.

“É uma vacina muito segura. Em Belo Horizonte, nos últimos dois anos, nós vacinamos mais de 1 milhão de pessoas e não tivemos nenhum efeito colateral grave”.

Até o momento, a cobertura vacinal em Minas Gerais está em 91,11%, mas como o estado é considerado uma área de recomendação de imunização desde 2008, é necessário que todos se vacinem. No período de 2017 a 2018, foram confirmados 527 casos da doença, dos quais 178 evoluíram para morte, de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais. No segundo semestre desse ano, não foi confirmado nenhum caso de Febre Amarela.

A/M