Sem categoria

Cobertura do SAMU Regional em Minas quase dobrou nos últimos 4 anos

Ao todo, 549 municípios de oito regiões de Minas Gerais são atendidos por 229 ambulâncias, e a população beneficiada saltou de 5,3 milhões, em 2015, para mais de 9,8 milhões de pessoas em todo o Estado, em 2018.

Essencial para os primeiros atendimentos de urgência e emergência em Minas Gerais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é efetivo no atendimento primário às urgências, de forma eficaz e segura, evitando a evolução dos quadros graves, inclusive aqueles de situações evitáveis e que poderiam levar ao óbito do paciente.

O SAMU Regional, que é prioridade do Governo de Minas, teve sua cobertura regional ampliada nos últimos quatro anos.

Em 2015, 312 municípios contavam com os atendimentos do Serviço. Essa cobertura saltou para 549 em 2018, beneficiando mais de 9,8 milhões de pessoas em todo estado.

Segundo a Diretora de Política e Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), Kelly Barros da Silva Fortini, a regionalização do Samu possibilita a organização dos atendimentos de urgência e emergência em todo o Estado, permitindo levar atendimento a um maior número da população.

“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é uma ferramenta importante e eficaz no atendimento pré-hospitalar de urgência, conectando as vítimas, em todo o Estado, aos recursos necessários com a maior brevidade e qualidade possível, chegando precocemente às vítimas em situação de urgência ou emergência.

O atendimento rápido e adequado reduz drasticamente a possibilidade de evolução do quadro dos pacientes em situação grave. Atualmente, a cobertura já passa de 64,3% dos municípios do Estado e nosso objetivo é alcançar os 100%”, explicou.

SESMG