Mais uma tragédia em Minas Gerais envolvendo mineradoras. Após a barragem da Samarco de romper em Bento Rodrigues – distrito de Mariana, agora foi a vez da barragem da mineradora Vale, na comunidade Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região metropolitana de Belo Horizonte, se romper. A ocorrência acabou de acontecer e o Corpo de Bombeiros confirmou o rompimento.
Os militares foram acionados e estão indo até uma região do Córrego do Feijão. Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados para a chamada. Segundo a Defesa Civil, os moradores que residem na parte mais baixa da cidade serão retirados das casas.
De acordo com testemunhas, no momento do rompimento, várias pessoas estavam no refeitório da mineradora, escritório e oficinas da empresa. Não há confirmação do número total, mas segundo fontes, eram cerca de 200 pessoas.
A estrada MG 040 está interditada em Brumadinho. O acesso à capital mineira está sendo feito, apenas, por Casa Branca. A pista é estreita e sinuosa. A mineradora Vale ainda não se manifestou sobre o acidente, até agora. O Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local, por precaução.
NOTA DA VALE
“A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.
A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.
A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas.”
F/B