Mesmo com poucas chuvas em janeiro, em todo o Brasil, o nível de produção de energia hidrelétrica continua alto e, por isso, a bandeira tarifária do mês de março vai permanecer verde. A confirmação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da energia gerada, avisando aos consumidores quando ela fica mais cara ou mais barata, como vai ser em março. Se for vermelha, o custo é alto.
A bandeira verde se mantém em vigor desde dezembro de 2018. Mas isso não significa que agora vale desperdiçar energia. Apesar de mais barata, continua gerando custos e quanto mais se economiza, mais protege o meio ambiente e o bolso.
As recomendações da Aneel para reduzir o consumo de energia elétrica são simples, mas fazem toda a diferença na conta de luz: tomar banhos menos demorados; escolher a temperatura morna nos chuveiros, durante o verão; jamais colocar alimentos quentes dentro da geladeira; manter lâmpadas apagadas em cômodos sem uso; passar roupas de uma vez, acumulando o máximo possível; e retirar os aparelhos eletrônicos das tomadas, caso não estejam em uso.
A/M