Polícia Militar garante ajuda humanitária para vítimas de chuva em Barbacena

Em função das fortes chuvas que caíram em Barbacena no dia 20 de fevereiro, o Comando da 13ª Região da Polícia Militar instalou no dia 21 o Sistema de Comando em Operações (SCO).

A reunião aconteceu no prédio da 13ª RPM sob o comando do Chefe do Estado-Maior da Unidade, Ten Cel Ângelo Augusto de Pádua e Silva, e contou com a participação de diversos órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, OAB, Polícia Civil, Guarda Municipal e Prefeitura, entre outros.

O objetivo do SCO foi reunir dados do que a chuva causou em Barbacena e definir diretrizes para cada órgão sanar os transtornos causados.

Além de alagamentos em vários pontos da cidade, cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas e mais 33 pessoas foram afetadas.

Através do SCO, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) disponibilizou para Barbacena ajuda humanitária com a doação de 35 colchões, 35 kits d’água (cada um com 12 garrafas de 250 ml), 35 kits higiene, 35 cestas básicas, 35 cobertores e 35 travesseiros.

A entrega será feita pela Subsecretaria de Assistência Social do município. O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial para planejar, organizar, gerir e controlar as operações de respostas em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços dos órgãos individuais quando esses atuam no mesmo objetivo, ou seja, estabilizar situações críticas.

O SCO continua ativo tendo em vista que o período chuvoso se estende até o fim de março. A Prefeitura decretou no dia 25 de fevereiro situação de emergência no município.

Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª RPM

Related posts

Foragido da Justiça preso em Santos Dumont

Bombeiros foram acionados para realizarem o salvamento de uma vaca em local de difícil acesso

Homem é preso por tráfico de drogas em Alfredo Vasconcelos