Hoje sábado (4), as buscas pelas vítimas da tragédia da barragem da Vale em Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte, completam 100 dias.
O Corpo de Bombeiros presume que o planejamento da manutenção da mobilização de militares nos mesmos moldes do que é praticado desde o início das buscas seja realizado pelo menos até o fim deste mês, de acordo como foi anunciado pela corporação quando o desastre completou três meses.
Além disso, os bombeiros afirmaram que o número de 37 desaparecidos pode diminuir a partir do avanço das identificações pendentes no IML – Instituto Médico Legal.
De acordo com a Polícia Civil, 192 casos estão em processo de identificação e também podem reduzir consideravelmente. Mas, também é possível que os segmentos que forem identificados sejam de pessoas que já tiveram as identificações confirmadas, já que são muitos segmentos de corpos.
Além disso, no domingo de Páscoa foi localizado um corpo completo, já que o trabalho de inteligência desenvolvido pelos militares levou a corporação a achar o corpo na mesma região onde os bombeiros esperavam encontrar. O corpo ainda estava com os documentos pessoais no bolso.
Segundo a chefe de planejamento das operações de buscas, Thaise Rodrigues Rocha, o corpo não estava com a decomposição avançada como era esperado.
Vale ressaltar que o desastre que ocorreu no dia 25 de janeiro deixou, até o momento, 233 mortos que já foram identificados. Porém, ainda há 37 corpos desparecidos.
A/M